Browsing Programa de Pós-Graduação em Comunicação by Title
Now showing items 24-40 of 40
-
Juventude e mídia: as mediações família e escola na relação do jovem com o consumo de notícias
(2017-06-30)Não foi possível inserir o resumo. -
O lugar do ouvinte nas narrativas radiofônicas: concessão de voz e critérios de acionamento dos ouvintes-enunciadores
(2018-01-04)A temática central desenvolvida nesta Tese é a participação do ouvinte nas narrativas jornalísticas radiofônicas. A investigação teve como principal objetivo identificar, pela análise de um produto midiático, quais os ... -
Narrativa jornalística e memória institucional: a Universidade de Santa Maria no jornal A Razão
(2018-06-22)A proposta desta pesquisa tem como tema a relação da narrativa jornalística e a memória institucional delimitado empiricamente ao estudo das narrativas jornalísticas sobre a Universidade de Santa Maria (USM) nos dois ... -
No ritmo do Passinho: deslocamentos midiáticos e estetização cotidiana do grupo Dream Team do Passinho
(2017-09-27)O presente estudo visa compreender os deslocamentos midiáticos e as negociações realizadas pelo grupo Dream Team do Passinho – principal representação do movimento cultural-identitário o Passinho - para manter a visibilidade ... -
Um olhar sobre (nos)otros: o documentário brasileiro na representação das identidades culturais em territórios fronteiriços
(2018-03-26)A presente tese é resultado de uma investigação sobre como o cinema documentário brasileiro de curta e média-metragem representa as identidades culturais em zonas de fronteira continentais brasileiras e como essas ... -
Olhares possíveis: comunicação e turismo em complexos urbanos transfronteiriços
(2018-03-23)A construção desta tese considera a existência de uma estrutura de intercomplementariedade do Turismo no Complexo Urbano Transfronteiriço das cidades entre a Tríplice Fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. Explana-se ... -
“Para encher os olhos”: identidades e representações culturais das rainhas e princesas do clube Treze de Maio de Santa Maria no jornal A Razão (1960-1980)
(2017-01-16)O presente estudo articula questões de gênero, raça e classe com o objetivo de realizar uma análise cultural em que são centrais as rainhas e princesas dos certames de beleza realizado pelo Clube Treze de Maio, da cidade ... -
Participação política na timeline: o Facebook como arena pública para sugestões legislativas apresentadas no e-cidadania
(2018-09-24)A pesquisa tem por tema internet e participação política a partir do contexto: as redes sociais online como arena informal para as discussões das SUGs (Sugestões Legislativas) apresentadas no e-Cidadania, portal do Senado ... -
#Participe: a interatividade do fazer televisual
(2017-03-10)Vive-se a era da convergência midiática, momento em que televisão, telefone celular e computador abandonam as barreiras para serem empregados de maneira simultânea, em uma mesma produção televisual. Este estudo, tomando ... -
Pelas páginas de Zero Hora, o jornalismo público (des)coberto
(2015-04-09)A presente tese trata sobre a prática do jornalismo público pela mídia impressa. O contexto midiático do Sul do Brasil é chamado por Guareschi e Ramos (1988) de fenômeno RBS , onde o jornal Zero Hora se configura como ... -
Poética e imaginário em vídeos digitais
(2017-01-12)A tese de doutorado intitulada Poética e imaginário em vídeos digitais busca entender o medium vídeo digital como agente capaz de ampliar as capacidades do sujeito de constituir seu devir através da profusão de imagens ... -
Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários no ecossistema midiático
(2016-11-25)Esta tese insere-se na linha de Pesquisa denominada Mídia e Estratégias Comunicacionais do Programa de Pós-graduação em Comunicação pertencente à UFSM. A problemática de pesquisa pode ser resumida na seguinte questão: como ... -
A práxis reflexiva das relações públicas na sociedade midiatizada: mediação estratégica comunicacional nos blogs corporativos
(2015-04-22)O contexto da sociedade midiatizada movimenta a práxis das relações públicas a partir da contínua articulação de estratégias comunicacionais e mobiliza as tradicionais dinâmicas relativas às relações e vínculos das ... -
Produtos televisuais: trajetória e alterações de percurso
(2016-03-14)A presente investigação propõe-se a examinar a trajetória de produtos televisuais que não têm, de antemão, data prevista para término, ou seja, para sua exclusão da grade de programação, conferindo especial atenção às ... -
A representação midiática oficial do trabalhador brasileiro
(2018-03-21)Baseados no entendimento de que a esfera midiática ascendeu à posição de principal referência cultural para conformatação das identidades na contemporaneidade, propomos analisar a representação midiática oficial do trabalhador ... -
Representações identitárias na campanha Keep Walking, Brazil: as relações de cultura e poder na narrativa publicitária
(2016-10-20)No final de 2011 a marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançou sua primeira campanha publicitária criada especificamente para um país, a Keep walking, Brazil, assinada pela agência paulista Neogama/BBH. Além do audiovisual ... -
A visibilidade da UFSM no facebook: (inter)relações entre universidade, jornais e usuários-mídia.
(2017-03-21)A pesquisa aborda a visibilidade nas mídias sociais digitais, especialmente a visibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no site de rede social Facebook. Destacamos o contexto de midiatização (HJARVARD, ...