Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 77-87 of 87
-
O telejornalismo em midiatização: estratégias discursivas de legitimação de telejornais brasileiros no ecossistema midiático contemporâneo
(2022-09-15)A presente tese de doutorado aborda o telejornalismo em midiatização, reconhecendo a centralidade que a televisão ainda ocupa especialmente na cobertura de grandes acontecimentos (BECKER, et al., 2018). Considerando um ... -
A temática LGBTQIA+ como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil
(2022-10-10)A diversidade é um emblema da contemporaneidade desencadeado a partir de movimentos impulsionados, consideravelmente, pelo capitalismo, pelo mercado e pela globalização, cujos reflexos estão para a construção das identidades ... -
O testemunho de urgência nas coberturas de tragédia: funções autorizadas pelo telejornalismo
(2022-11-09)Nesta tese busca-se compreender o que a convocação e os usos do testemunho na urgência revelam sobre as especificidades da cobertura de tragédias em telejornalismo, a partir de três acontecimentos: o incêndio da boate ... -
Tipificações da instituição do divórcio sob as lentes do jornal Folha de S. Paulo entre 1970-1980
(2023-03-24)A presente pesquisa questiona como se constroem as tipificações sobre a instituição do divórcio no jornal Folha de S. Paulo por meio das mediações entre a cultura vivida e a registrada. Temos, então, como objetivo geral ... -
Toda trabalhada na wi-fi: cotidiano travesti em trajetórias digitais
(2019-05-31)Este estudo tem por objetivo investigar as formas com que a internet é apropriada no cotidiano travesti através do mapeio e da observação das trajetórias digitais das interlocutoras da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa ... -
O trabalho na edição de materiais didáticos: uma perspectiva ergológica
(2023-09-29)A presente pesquisa investiga as intermediações e as atividades editoriais na produção de materiais didáticos, apoiada na perspectiva da ergologia. O objetivo geral é compreender o perfil dos intermediadores da edição e ... -
Trançando conexões em Moçambique: uma etnografia com mulheres de Maputo e suas apropriações das tecnologias digitais
(2023-04-14)A presente pesquisa é um estudo etnográfico com mulheres da cidade de Maputo, sobre suas apropriações das tecnologias digitais. Como objetivo geral, busco analisar como as mulheres moçambicanas, residentes na cidade ... -
(Trans)Formação em jornalismo: as propostas das universidades brasileiras num cenário de mudanças
(2017-01-18)A formação em jornalismo supõe o preparo para atuação numa profissão cuja identidade, nos últimos dois séculos, tem sido problematizada reiteradas vezes, especialmente quanto à sua real necessidade para o relato dos ... -
O valente pole dance: gênero, corpo e resistência na comunidade pole dancer
(2023-08-28)O presente trabalho, ao realizar uma etnografia em um estúdio de Pole Dance em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, buscou responder à questão central “Como são trabalhadas as questões de gênero e corpo dentro ... -
A visibilidade da UFSM no facebook: (inter)relações entre universidade, jornais e usuários-mídia.
(2017-03-21)A pesquisa aborda a visibilidade nas mídias sociais digitais, especialmente a visibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no site de rede social Facebook. Destacamos o contexto de midiatização (HJARVARD, ... -
Webtelejornalismo universitário: estratégias comunicacionais e discursivas
(2019-01-11)A expansão da web vem acarretando transformações no telejornalismo que, além disso, tem enfrentado novos paradigmas técnicos e mudanças nos formatos praticados. Frente a essa realidade, situa-se também o telejornalismo ...