Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 85
-
“Para encher os olhos”: identidades e representações culturais das rainhas e princesas do clube Treze de Maio de Santa Maria no jornal A Razão (1960-1980)
(2017-01-16)O presente estudo articula questões de gênero, raça e classe com o objetivo de realizar uma análise cultural em que são centrais as rainhas e princesas dos certames de beleza realizado pelo Clube Treze de Maio, da cidade ... -
Participação política na timeline: o Facebook como arena pública para sugestões legislativas apresentadas no e-cidadania
(2018-09-24)A pesquisa tem por tema internet e participação política a partir do contexto: as redes sociais online como arena informal para as discussões das SUGs (Sugestões Legislativas) apresentadas no e-Cidadania, portal do Senado ... -
#Participe: a interatividade do fazer televisual
(2017-03-10)Vive-se a era da convergência midiática, momento em que televisão, telefone celular e computador abandonam as barreiras para serem empregados de maneira simultânea, em uma mesma produção televisual. Este estudo, tomando ... -
Pelas páginas de Zero Hora, o jornalismo público (des)coberto
(2015-04-09)A presente tese trata sobre a prática do jornalismo público pela mídia impressa. O contexto midiático do Sul do Brasil é chamado por Guareschi e Ramos (1988) de fenômeno RBS , onde o jornal Zero Hora se configura como ... -
Plataformas de mídias sociais como espaços de ação em rede: reconhecimento e cidadania no grupo mulheres unidas contra Bolsonaro
(2023-09-25)Este estudo se propõe a investigar as plataformas de mídias sociais como espaços de práticas sociais na ação em rede #elenão, tomando como caso de estudo o grupo Mulheres Unidas Con-tra Bolsonaro (MUCB) na plataforma ... -
Poética e imaginário em vídeos digitais
(2017-01-12)A tese de doutorado intitulada Poética e imaginário em vídeos digitais busca entender o medium vídeo digital como agente capaz de ampliar as capacidades do sujeito de constituir seu devir através da profusão de imagens ... -
Política de comunicação na universidade: implementação e alinhamento estratégico nos veículos institucionais da UFSM (2018-2020)
(2023-03-22)A proposta desta pesquisa tem como tema a Política de Comunicação na Universidade delimitada na implementação da Política de Comunicação da UFSM na Coordenadoria de Comunicação e Alinhamento Estratégico nos Veículos ... -
Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários no ecossistema midiático
(2016-11-25)Esta tese insere-se na linha de Pesquisa denominada Mídia e Estratégias Comunicacionais do Programa de Pós-graduação em Comunicação pertencente à UFSM. A problemática de pesquisa pode ser resumida na seguinte questão: como ... -
Potencialização do acontecimento e racionalidade patêmica nos discursos sobre os refugiados sírios: a hipótese do ápice midiático
(2020-04-03)Esta pesquisa analisa as estratégias discursivas das construções de realidade nas abordagens midiáticas sobre o acontecimento do refúgio sírio. Especificamente, identificamos estratégias discursivas patêmicas, mapeamos as ... -
A práxis reflexiva das relações públicas na sociedade midiatizada: mediação estratégica comunicacional nos blogs corporativos
(2015-04-22)O contexto da sociedade midiatizada movimenta a práxis das relações públicas a partir da contínua articulação de estratégias comunicacionais e mobiliza as tradicionais dinâmicas relativas às relações e vínculos das ... -
Produtos televisuais: trajetória e alterações de percurso
(2016-03-14)A presente investigação propõe-se a examinar a trajetória de produtos televisuais que não têm, de antemão, data prevista para término, ou seja, para sua exclusão da grade de programação, conferindo especial atenção às ... -
Programas de auditório: o tom como traço identitário
(2018-03-09)A presente tese propõe-se a investigar a função desempenhada pelo tom como traço distintivo de diferentes produtos televisuais pertencentes a um mesmo subgênero – os programas de auditório –, bem como sua possível incidência ... -
A representação midiática oficial do trabalhador brasileiro
(2018-03-21)Baseados no entendimento de que a esfera midiática ascendeu à posição de principal referência cultural para conformatação das identidades na contemporaneidade, propomos analisar a representação midiática oficial do trabalhador ... -
Representações genderless: mediações entre cultura vivida e registrada em audiovisuais publicitários de moda
(2021-03-19)Na presente pesquisa analisamos como as mediações entre a cultura vivida e a cultura registrada, tensionadas pela hegemonia, contribuem para a construção das representações genderless nos audiovisuais publicitários de moda. ... -
Representações identitárias na campanha Keep Walking, Brazil: as relações de cultura e poder na narrativa publicitária
(2016-10-20)No final de 2011 a marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançou sua primeira campanha publicitária criada especificamente para um país, a Keep walking, Brazil, assinada pela agência paulista Neogama/BBH. Além do audiovisual ... -
Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava Jato
(2023-11-10)No mundo corporativo, sabe-se bem que crises de integridade têm capacidade para transformar a reputação de qualquer organização em pouco tempo. Sob condições de profunda pressão da sociedade midiatizada para assumirem ... -
Risco é notícia? A relevância jornalística dos riscos nos grandes desastres da mineração brasileira
(2023-05-26)Nos propomos a compreender como o jornalismo lida com os riscos de desastres no contexto da sociedade de risco (BECK, 2016) e especificamente no cenário brasileiro, em que os indicadores de situações de risco estão ... -
Riso sagrado: a comicidade como estratégia discursiva na midiatização da religião
(2022-04-28)A pesquisa trata da comicidade como estratégia discursiva no cristianismo, apontando para uma intensificação da presença do humor e do riso nas ambiências religiosas. Entende-se esta intensificação como fenômeno integrado ... -
Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida
(2021-11-25)A tese Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida busca investigar as memórias sobre o imigrante ucraniano Sioma Breitman (1903-1980). Ela ... -
Subjetividades maternas: as mães do GAIA e as práticas de consumo alimentar no Facebook
(2023-01-24)A pesquisa tem como cenário as relações de consumo nas quais as mães, por meio de suas práticas coletivas, apontam para as intersecções entre subjetividades maternas e o consumo. A partir de um referencial teórico pautado ...