Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por orientadores "Sauerwein, Ricardo Andreas"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
(2018-03-19)Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational ... -
Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
(2022-08-26)Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, ... -
Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em física
(2018-01-08)Neste trabalho, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas que visa propiciar um ritmo de estudos constante para uma disciplina de Física no contexto do ensino superior, que foi concebido em uma etapa de pesquisa ... -
Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida
(2017-08-31)Neste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas (AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na perspectiva da sala de ... -
Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
(2021-02-22)Neste trabalho, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se a viabilidade e efetividade de um Desenho Metodológico que foi elaborado baseado nas concepções da Sala de Aula Invertida, para o ensino de conteúdos de Físico-Química: ... -
Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico em um ambiente de geometria dinâmica e álgebra
(2017-08-10)Neste trabalho apresentamos os resultados de uma Pesquisa de Design Educacional (PDE) numa proposta de resolver dificuldades no ensino de conceitos geométricos por meio de um software que implementa um Ambiente de Geometria ... -
Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
(2017-09-29)Analisando atividades didáticas propostas por professores a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, notamos que estas abordam sequência numérica, contagem, operações de adição e subtração, mas não encontramos um ...