Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por orientadores "Sepel, Lenira Maria Nunes"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica
(2022-09-23)Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas e atitudes nos alunos. O presente trabalho ... -
O programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superior
(2022-01-14)O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho ... -
O ensino de genética e evolução em perspectiva antirracista
(2023-12-11)Pesquisas apontam que no ensino de Genética e Evolução os alunos têm dificuldade de aprender a variedade de termos científicos e de relacioná-los com a vida em sociedade, e as práticas de ensino são eurocentradas (SILVÉIRO; ... -
Currículo integrado e formação continuada de professores: a abordagem CTS como articuladora do processo
(2018-02-28)A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções de currículo, assim como as contribuições e desafios de uma proposta de formação continuada semipresencial para educadores, baseada na perspectiva Ciência ... -
Uso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celular
(2018-02-27)As atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário ... -
Mídias audiovisuais de entretenimento como estratégia de contextualização problematizadora para o ensino de ciências
(2019-09-18)O ensino de Ciências nas escolas deve possibilitar ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador, de modo a desenvolver um olhar abrangente sobre o mundo. ... -
A base nacional comum curricular e os anos iniciais: um estudo de caso
(2020-03-04)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge no cenário educacional como uma nova política educacional, de caráter normativo, este documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem ... -
A interdisciplinaridade em diferentes contextos educacionais: contribuições para o ensino de biologia
(2017-02-24)O presente trabalho investigou como a interdisciplinaridade está presente em diferentes contextos de ensino de Biologia. Esta pesquisa utilizou abordagem quanti-qualitativa, por meio de análise documental, questionários ... -
Desafios e estratégias de ensino do reino fungi na educação básica: contribuições de recursos didáticos
(2022-02-18)A área de Ciências em geral, e a Biologia em particular, são de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, ... -
Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio
(2021-11-26)O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação, denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio ... -
Botânica no ensino fundamental: investigação como estratégia pedagógica
(2022-07-15)O Ensino de Botânica tem sido pouco prestigiado por alunos e professores, pois demonstram certa rejeição ao conhecimento sobre as plantas, por julgarem ser de difícil compreensão e repleto de termos e processos complexos. ...