Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 61
-
Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais
(2016-03-29)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em âmbito de doutoramento. A partir de fios ... -
Alfabetização de jovens e adultos e a consciência fonológica: um estudo sobre concepções de alfabetizadores
(2015-02-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Como objetivo geral, buscamos compreender as ... -
Possibilidades educacionais do movimento humano (semovimentar) no contexto do mundo da criança e da educação física escolar
(2015-08-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar possibilidades para a Educação Física do movimento humano do 1º ao 4º anos do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: refletir sobre a cultura do movimento e ... -
Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição
(2013-04-05)Este trabalho procura analisar o pensamento de Hannah Arendt como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico de ruptura com a tradição. Ao tomar, como pano de fundo, as operações de reviravolta do ... -
Representações sociais da infância indócil: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
(2012-09-03)A presente tese de Doutorado teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como são produzidas as Representações Sociais dos indóceis escolares, a partir dos registros nos livros de ocorrência dos anos iniciais de ... -
Autorreificação da imagem e reconhecimento docente
(2015-03-24)A presente tese com o título Autorreificação da Imagem e Reconhecimento Docente é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Formação, ... -
Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes
(2015-03-16)"Sensibilizar" é um dos verbos mais chamados à conjugação nas atuais políticas de inclusão no Brasil. Vários documentos ressaltam a urgência histórica de acesso, participação e aceitação de todos, especialmente na escola ... -
Trajetorias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
(2015-08-12)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se ... -
A emergência das políticas de educação bilíngue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
(2015-12-18)Tendo em vista o papel estratégico que as políticas de educação bilíngue para surdos vêm exercendo no atual cenário educacional, nesta tese, problematizo como os discursos sobre as políticas de educação bilíngue no contexto ... -
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
(2014-05-15)Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em ... -
A relação professor-aluno: entre e imaginários, identificações e negociações
(2012-09-24)Este texto é o resultado de pesquisa desenvolvida durante o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à linha de pesquisa denominada Formação, Saberes ... -
Problematizações e perspectivas curriculares na educação de alunos com altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)Esta tese está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A educação dos alunos com ... -
Processo [trans]formativo em rede: o professor principiante na educação superior
(2016-08-10)Esta tese, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 1 (LP1) Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, permeou a interpretação e a reflexão ... -
Entre consumidores e internautas: a outra face da crise do ensino médio no Brasil
(2012-08-30)O presente trabalho de doutoramento, vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, versa sobre a crise do ensino ... -
Espelhamento e/ou estranhamento? A formação cultural (bildung) como o outro da pedagogia
(2014-07-25)O presente trabalho de tese insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria ... -
As (im)possibilidades do ensino da filosofia em um curso preparatório para o vestibular
(2016-03-30)A presente tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa de Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objeto de estudo é uma reflexão ... -
Sistema municipal de ensino: arena de confluências, rupturas e desafios na democratização da educação
(2012-08-24)Na construção das políticas públicas educacionais tanto os processos de manutenção quanto os de transformação social sofrerão influências diretas, por um lado, das propostas políticas e ideológicas que emanam dos partidos ... -
O currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul
(2012-07-13)A presente escrita acadêmica está filiada à Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como âncora a reflexão acerca dos processos escolares presentes na classe hospitalar, ... -
A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática
(2012-08-07)Este trabalho de tese tem a intenção de aprofundar alguns tópicos da (inter)relação teoria e prática no âmbito filosófico-expressivo da formação docente. O estudo objetiva promover uma discussão acerca da dimensão estética ... -
Altas habilidades/superdotação no curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta/RS
(2013-05-27)O objetivo geral desta tese de doutoramento foi conhecer os indicadores de altas habilidades/superdotação em acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta, RS. A instituição de ensino superior conta ...