Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 232
-
Educação e catástrofe: repensando a espiritualidade a partir de Viktor Frankl
(2017-09-06)A tese procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante ... -
Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
(2017-08-25)O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais ... -
Governamentalidade neoliberal e os deslocamentos no eixo da inclusão nos discursos de alfabetização infantil da PNA (2019-2022)
(2022-12-16)Esta Tese, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, tem como foco analítico os discursos de ... -
Trajetos e representações de docentes da pósgraduação: um olhar a partir dos imaginários e dos dispositivos
(2013-02-28)Esta tese se insere na linha “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, a investigação, que ora se explicita, parte do ... -
A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: obstáculos e possibilidades
(2018-08-10)Esta Tese de Doutorado em Educação está alicerçada nos estudos de Lev Semionovitch Vigotski, especialmente, sobre a defectologia e os conceitos de compensação, coletividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal/im ... -
O trabalho pedagógico da educação física: em busca das múltiplas determinações
(2018-09-05)Este texto é resultado da pesquisa realizada no curso de Doutorado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, ligada à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e ... -
Efeitos do diagnóstico precoce da surdez nos processos de escolarização de alunos surdos
(2017-09-01)A proposta investigativa desenvolvida nesta Tese busca compreender como o diagnóstico precoce da surdez tem operado na articulação de técnicas regulatórias que geram efeitos na constituição do sujeito surdo e em seus ... -
A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares
(2020-10-02)Esta Tese foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, e tem como objetivo principal compreender ... -
Violências nas escolas: juventudes e maquinaria capitalista no oeste catarinense
(2015-08-24)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo responder que relações podem ser estabelecidas entre as violências na escola e a maquinaria capitalista e como isso é percebido na constituição dos sujeitos jovens. Para ... -
Consultoria colaborativa: influências na autoeficácia docente e no processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista
(2018-08-15)Conforme a Teoria Social Cognitiva, o senso de autoeficácia docente não é referente as habilidades que se possui, mas ao julgamento de sentir-se capaz para desenvolver a ação pedagógica de forma eficaz. Assim, a percepção ... -
Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas
(2014-12)Este trabalho intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a pensar a experiência educativa. Busca-se dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar ... -
Resistências fragmentadas: os sentidos do trabalho nas (auto)biografias de professores de história da rede pública estadual do Rio Grande do Sul
(2021-02-11)A presente Tese é vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e ao Povo de Clio - Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação. Nosso objetivo, nessa ... -
Formação permanente em educação especial: aproximações e afastamentos na/da docência inclusiva
(2020-12-21)Este estudo resulta da pesquisa de doutoramento em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa – LP1 “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente
(2023-07-31)A presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os ... -
Autonomia docente no novo ensino médio: possibilidades e constrangimentos no contexto do RS
(2022-12-02)Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir de estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC) e está vinculado ... -
Autoridade docente em tempos de pós-verdade
(2023-01-30)Esta tese se insere na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O intuito do trabalho visa contribuir ... -
Tempo de trabalho e trabalho no tempo: a dialética das (des)integrações no trabalho pedagógico de pedagogos(as) no Instituto Federal Farroupilha
(2021-05-12)Este estudo faz parte das pesquisas realizadas pelo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivou-se estudar dialeticamente os ... -
Biografias de professores(as) de escolas do campo e classes multisseriadas
(2022-04-05)Esta Tese versa sobre as histórias de vida dos professores do campo e classes multisseriadas dos municípios de Santa Maria (RS) e São Gabriel (RS, a existência, seus saberes. Fazeres e processos de formação. A pesquisa ... -
Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura
(2014-05-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” para a temática ... -
Concepções docentes sobre saúde e deficiência sob o prisma da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano
(2019-03-19)As políticas de educação no Brasil, nos diferentes níveis de ensino, desenvolvem-se numa perspectiva inclusiva, que exige conhecimento e respeito à diversidade. Para que tais políticas se efetivem e contribuam para a ...