Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 294
-
A procura de si no espelho do outro: compreendendo o adolescente com características de altas habilidades/superdotação
(2013-06-07)Esta pesquisa teve como embasamento principal as experiências vividas do meu fazer pedagógico junto aos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial. Tais conhecimentos se tornaram ponto fulcral para eu me voltar ao ... -
Teares formativos: teceduras entre marcas de formação inicial e continuada de egressos do curso de pedagogia/UFSM
(2013-11-29)A presente pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, em nível de Doutorado, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Articula dois pressupostos ... -
Docentes negros: imaginários, territórios e fronteiras no ensino universitário
(2014-03-28)Esta Tese de Doutoramento, intitulada: DOCENTES NEGROS: Imaginários, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ... -
Ser formador e ser professor sem álibis: o processo formativo de professores de língua inglesa
(2014-03-31)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Nesta investigação buscamos compreender como ... -
A aprendizagem da docência nos cursos técnicos de ensino médio integrado
(2014-04-23)Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como foco a aprendizagem da ... -
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
(2014-05-15)Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em ... -
Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura
(2014-05-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” para a temática ... -
Tecido complexo formativo docente: repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos das licenciaturas
(2014-06-24)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Espelhamento e/ou estranhamento? A formação cultural (bildung) como o outro da pedagogia
(2014-07-25)O presente trabalho de tese insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas
(2014-12)Este trabalho intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a pensar a experiência educativa. Busca-se dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar ... -
Percursos, fragmentos e encontros: singularidades na docência
(2014-12-16)Esta tese aborda os percursos e encontros que tenho tido na docência. Parte da compreensão da subjetividade produzida a partir de múltiplos componentes heterogêneos, da experiência social e seus percursos singulares. Hoje, ... -
Territórios docentes: as significações sociais imaginárias no contexto de projetos de educação do campo
(2014-12-19)A pesquisa potencializou a realização de um trabalho com professores rurais/do campo , perspectiva na qual se fortalece a Educação do Campo, tema e objeto desta pesquisa. A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento ... -
O tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS
(2015-01-16)Este estudo versa sobre o tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS. Objetiva analisar e compreender os tempos docentes na atual configuração do mundo do trabalho e das reformas ... -
Alfabetização de jovens e adultos e a consciência fonológica: um estudo sobre concepções de alfabetizadores
(2015-02-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Como objetivo geral, buscamos compreender as ... -
Problematizações e perspectivas curriculares na educação de alunos com altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)Esta tese está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A educação dos alunos com ... -
Imaginário docente médico: o papel do habitus medicus na sua construção
(2015-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, como Tese ... -
Infância, música e experiência: fragmentos do brincar e do musicar
(2015-03-13)Esta tese discorre sobre infância, música e experiência, de modo dialógico e não linear. É composta/estruturada por fragmentos, inspirados nas obras de Walter Benjamim (1994; 1987), os quais foram construídos a partir de ... -
Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes
(2015-03-16)"Sensibilizar" é um dos verbos mais chamados à conjugação nas atuais políticas de inclusão no Brasil. Vários documentos ressaltam a urgência histórica de acesso, participação e aceitação de todos, especialmente na escola ... -
Autorreificação da imagem e reconhecimento docente
(2015-03-24)A presente tese com o título Autorreificação da Imagem e Reconhecimento Docente é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Formação, ...