Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 294
-
Políticas públicas de formação continuada de professores no Brasil: um estudo de caso na rede escolar pública estadual de educação do Paraná e do Rio Grande do Sul
(2015-04-15)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de um estudo de caso múltiplo que objetivou conhecer, ... -
Dialética das disputas: trabalho pedagógico a serviço da classe trabalhadora?
(2015-06-09)O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós- Graduação em Educação - foi construído a partir da (con)vivência no Kairós - Grupo de Pesquisas e Estudos ... -
Competências na formação docente: um olhar hermenêutico
(2015-06-17)A tese intitulada Competências na formação docente: um olhar hermenêutico inscreve-se no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objeto de pesquisa a ... -
Gênese e desenvolvimento dos saberes pedagógico-tecnológicos na docência em Arquivologia (UFSM) frente à convergência digital
(2015-06-29)Esta investigação científica, realizada no contexto da Linha de Pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD
(2015-08-03)Neste trabalho, analiso de que forma o conflito e a afetividade, conforme concebidos pelo filósofo alemão Axel Honneth, sobretudo em sua obra Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, interferem na ... -
Trajetorias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
(2015-08-12)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se ... -
Possibilidades educacionais do movimento humano (semovimentar) no contexto do mundo da criança e da educação física escolar
(2015-08-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar possibilidades para a Educação Física do movimento humano do 1º ao 4º anos do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: refletir sobre a cultura do movimento e ... -
A afetividade na formação de professores universitários, em Licenciaturas, a partir do diálogo entre a Educação e o Direito
(2015-08-17)Esta pesquisa visa a compreender, a partir do diálogo entre o Direito e a Educação, a repercussão da afetividade na formação de professores universitários, em licenciaturas. Este estudo tem como base epistemológica os ... -
Políticas avaliativas da pós-graduação em educação brasileira: uma hermenêutica do trabalho docente
(2015-08-17)A presente tese de doutorado com o título Políticas Avaliativas da Pós-Graduação em Educação Brasileira: Uma Hermenêutica do Trabalho Docente foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade ... -
Violências nas escolas: juventudes e maquinaria capitalista no oeste catarinense
(2015-08-24)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo responder que relações podem ser estabelecidas entre as violências na escola e a maquinaria capitalista e como isso é percebido na constituição dos sujeitos jovens. Para ... -
Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura
(2015-11-24)Esta tese de Doutoramento em Educação, na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional, que contempla a temática Educação e Intercultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS
(2015-12-14)Buscamos, com esta pesquisa, compreender os processos de organização e de desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS (PREM/RS) ... -
A emergência das políticas de educação bilíngue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
(2015-12-18)Tendo em vista o papel estratégico que as políticas de educação bilíngue para surdos vêm exercendo no atual cenário educacional, nesta tese, problematizo como os discursos sobre as políticas de educação bilíngue no contexto ... -
Altas habilidades/superdotação e acadêmicos idosos: o direito à identificação
(2016-02-12)Esta tese está vinculada ao curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A relevância e ... -
Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento
(2016-03-16)A pesquisa apresentada nesta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4 do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo geral compreender ... -
Pertença profissional, trabalho e sindicalização dos professores: mediações e contradições nos movimentos do capital
(2016-03-21)Este estudo integra-se às pesquisas desenvolvidas pelo Kairós Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, no âmbito da UFSM/SM/RS. O objetivo geral foi analisar o modo como os professores ... -
História oral de professores de terapia ocupacional: três vidas, três histórias, quatro cantos do Brasil
(2016-03-23)Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós- graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Minha ... -
Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais
(2016-03-29)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em âmbito de doutoramento. A partir de fios ... -
Memórias da escola Nossa Senhora de Lourdes, RS: narrativas da experiência educativa em uma instituição confessional católica (1960-1970)
(2016-03-29)A proposta desta Tese foi apresentar um estudo sobre a história da educação do Rio Grande do Sul, especificamente, no âmbito da história da educação confessional católica e da formação escolar de alunos/as, num internato ... -
Por uma sociologia da suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação
(2016-03-29)Esta tese de doutorado refere-se a didática da Sociologia no Ensino médio. Trata-se de saber como a imaginação sociológica o estranhamento e a desnaturalização, postos como objetivos da Sociologia no Ensino Médio se aproximam ...