Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 159-178 of 294
-
Imaginário social e educação: nos labirintos da formação inicial de professores
(2017-08-18)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Imaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professores
(2017-09-05)Esta tese se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta investigação partiu da problemática de pesquisa ... -
A (in)justiça social em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria/RS: o que os/as jovens dizem?
(2023-06-23)A presente tese está vinculada à linha de pesquisa políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Inclusão educacional e autismo: um estudo sobre as práticas escolares
(2016-11-28)A presente tese teve como objetivo investigar as práticas escolares produzidas na inclusão de alunos com autismo, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais de Santa Maria/RS. O ... -
Infância, música e experiência: fragmentos do brincar e do musicar
(2015-03-13)Esta tese discorre sobre infância, música e experiência, de modo dialógico e não linear. É composta/estruturada por fragmentos, inspirados nas obras de Walter Benjamim (1994; 1987), os quais foram construídos a partir de ... -
A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família
(2023-10-30)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi ... -
Iniciação à docência na educação básica: professores principiantes e a sua ambiência (trans)formativa
(2018-08-24)Esta Tese estrutura-se em torno da temática da inserção à docência na educação básica. Deriva-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como contexto escolas da rede estadual da cidade de Sete lagoas – Minas ... -
Inovação educacional disruptiva mediada por recursos educacionais abertos (REA) na educação profissional e tecnológica (EPT)
(2022-11-23)Os Recursos Educacionais Abertos (REA) integram o movimento da Educação Aberta, cujos princípios visam à democratização. REA tem como objetivo abrir caminhos para uma educação acessível para todos ao incentivar a criação, ... -
Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA)
(2022-07-27)A busca pela legitimidade da Educação Física escolar enquanto componente curricular obrigatório da educação básica visa romper com uma imagem exclusivamente prática, voltada ao saber fazer. Documentos curriculares nacionais, ... -
Intercultura, formação de professores e cotas nas universidades brasileiras: Uma realidade efetiva ou formal?
(2019-07-30)A construção da história do Brasil posterior aos anos de 1.500 d.C., marco inicial da colonização portuguesa, evidencia uma organização social fortemente marcada pelas relações de poder, inicialmente com o regime de ... -
A internacionalização da pós-graduação no âmbito de uma universidade pública federal e na perspectiva dos seus docentes pesquisadores
(2017-12-13)Esta Tese de Doutorado desenvolveu-se no contexto da linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vincula-se ao Grupo de Pesquisa sobre Universidades/GEU ... -
Invento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulação
(2019-06-24)Esta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como potência com o conceito de devir-criança, enquanto força vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o campo da educação e das artes. Pensa uma ... -
Investigação acerca da manifestação da consciência crítica no estágio supervisionado de ensino
(2022-12-14)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
Ir ao cinema: a formação inicial de professores e o instituinte ético-estético em educação nos processos formativos docentes
(2018-08-03)A educação abre-se à experiência cinema, trazendo o cuidado ético-estético em educação para a formação inicial, instituindo-se a partir de processos formativos docentes. Esta é a tese de doutorado que apresento à Linha de ... -
Itinerâncias e trânsitos no Colégio Militar de Santa Maria (RS): sobre experiências com diários visuais e/ou textuais
(2019-08-08)Esta tese aborda um fenômeno constituinte de um sistema de ensino singular no Brasil: as itinerâncias e os trânsitos de estudantes do Ensino Médio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). A questão de pesquisa delineou-se ... -
Jardim-semente e reverberações: uma docência pela singularidade
(2023-10-25)Esta tese trata do engendramento de possíveis caminhos para pensar a docência a partir do que toca e afeta esta professora/pesquisadora/catadora de imagens em meio à elaboração de ensaios audiovisuais. Esses ensaios ... -
A justiça social e a comunidade escolar da EMEF Beija Flor na cidade de Toropi/RS
(2023-07-07)A tese foi desenvolvida no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces - ... -
Ler e escrever em filosofia no ensino médio em tempos de tecnologias digitais
(2018-07-27)O contexto desta pesquisa gira em torno da atual configuração da nossa sociedade cada vez mais tecnologizada, que produz efeitos na escola e no ensino e aprendizagem de filosofia no âmbito do ensino médio. Esta realidade ... -
Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo
(2022-06-01)Essa tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem ...