Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 168-187 of 294
-
Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA)
(2022-07-27)A busca pela legitimidade da Educação Física escolar enquanto componente curricular obrigatório da educação básica visa romper com uma imagem exclusivamente prática, voltada ao saber fazer. Documentos curriculares nacionais, ... -
Intercultura, formação de professores e cotas nas universidades brasileiras: Uma realidade efetiva ou formal?
(2019-07-30)A construção da história do Brasil posterior aos anos de 1.500 d.C., marco inicial da colonização portuguesa, evidencia uma organização social fortemente marcada pelas relações de poder, inicialmente com o regime de ... -
A internacionalização da pós-graduação no âmbito de uma universidade pública federal e na perspectiva dos seus docentes pesquisadores
(2017-12-13)Esta Tese de Doutorado desenvolveu-se no contexto da linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vincula-se ao Grupo de Pesquisa sobre Universidades/GEU ... -
Invento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulação
(2019-06-24)Esta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como potência com o conceito de devir-criança, enquanto força vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o campo da educação e das artes. Pensa uma ... -
Investigação acerca da manifestação da consciência crítica no estágio supervisionado de ensino
(2022-12-14)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
Ir ao cinema: a formação inicial de professores e o instituinte ético-estético em educação nos processos formativos docentes
(2018-08-03)A educação abre-se à experiência cinema, trazendo o cuidado ético-estético em educação para a formação inicial, instituindo-se a partir de processos formativos docentes. Esta é a tese de doutorado que apresento à Linha de ... -
Itinerâncias e trânsitos no Colégio Militar de Santa Maria (RS): sobre experiências com diários visuais e/ou textuais
(2019-08-08)Esta tese aborda um fenômeno constituinte de um sistema de ensino singular no Brasil: as itinerâncias e os trânsitos de estudantes do Ensino Médio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). A questão de pesquisa delineou-se ... -
Jardim-semente e reverberações: uma docência pela singularidade
(2023-10-25)Esta tese trata do engendramento de possíveis caminhos para pensar a docência a partir do que toca e afeta esta professora/pesquisadora/catadora de imagens em meio à elaboração de ensaios audiovisuais. Esses ensaios ... -
A justiça social e a comunidade escolar da EMEF Beija Flor na cidade de Toropi/RS
(2023-07-07)A tese foi desenvolvida no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces - ... -
Ler e escrever em filosofia no ensino médio em tempos de tecnologias digitais
(2018-07-27)O contexto desta pesquisa gira em torno da atual configuração da nossa sociedade cada vez mais tecnologizada, que produz efeitos na escola e no ensino e aprendizagem de filosofia no âmbito do ensino médio. Esta realidade ... -
Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo
(2022-06-01)Essa tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem ... -
Linhas e nós no acesso aos serviços de saúde pelas pessoas com deficiência - um olhar para educação
(2018-05-24)O tema da deficiência tem tomado espaço nos nichos de produção de saúde, levando a reflexões diante da formação em saúde para atenção a estes usuários. O objetivo desta pesquisa foi compreender as barreiras existentes no ... -
O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
(2021-02-01)O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor, profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Mapas, cartas e outras memórias: heterotopias possíveis no cartocontar
(2022-12-05)Como operar uma construção política na formação de psicólogos? Essa é a questão que norteia o trabalho através das atividades propostas pelo NAE (Núcleo de apoio a escola). O NAE desde 2017 passou a ser um projeto de ... -
Marcas surdas de professores codas compartilhadas nas tramas da interculturalidade
(2023-12-14)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Teve como objetivo geral da pesquisa: entender os ... -
O material didático digital na mediação das interações no ambiente virtual de aprendizagem na educação superior
(2023-08-11)O Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação (GPKosmos/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dedica-se à investigação ... -
Memórias da escola Nossa Senhora de Lourdes, RS: narrativas da experiência educativa em uma instituição confessional católica (1960-1970)
(2016-03-29)A proposta desta Tese foi apresentar um estudo sobre a história da educação do Rio Grande do Sul, especificamente, no âmbito da história da educação confessional católica e da formação escolar de alunos/as, num internato ... -
Movimentos da ABEM para a educação musical no Brasil: imaginários sociais em construção pelas narrativas de presidentes
(2021-09-08)Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e compõe estudos do grupo de pesquisas “FAPEM: formação, ação e ... -
Movimentos da professoralidade: a tessitura da docência universitária
(2012-08-17)Este trabalho volta-se à compreensão acerca dos movimentos que perpassam o fazer-se docente, focalizando a tessitura da professoralidade universitária. Este processo diz respeito aos movimentos de criação que o professor ... -
Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
(2017-08-25)O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais ...