Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 187-206 of 291
-
Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a educação para a humanização: “foi um rio que passou em minha vida”
(2021-11-03)Este estudo foi desenvolvido no Curso do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento
(2016-03-16)A pesquisa apresentada nesta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4 do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo geral compreender ... -
Narrativas de um caminhar para si com os outros: experiências formativas inclusivas junto a um grupo de estudantes de música
(2018-08-24)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 4 (LP4), Educação e Artes, Grupo NarraMus e teve como objetivo geral investigar ... -
Narrativas religiosas no ensino superior em música: uma abordagem (auto)biográfica
(2017-06-08)Partindo de uma perspectiva em educação musical que toma como fundamental a experiência cotidiana, a seguinte tese, desenvolvida na linha de pesquisa 4 (Educação e Artes) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Narrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthur
(2018-12-03)Essa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão ... -
Navegar é preciso, descolonizar-se não é preciso: contribuições da educação intercultural e da antropofagia cultural para a formação de professores
(2016-12-09)Esta pesquisa, que apresento como Tese de Doutorado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), propôs problematizações acerca da educação superior, mais especificamente ... -
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente
(2023-07-31)A presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os ... -
Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar
(2021-07-30)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces e, insere-se ... -
A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática
(2017-08-24)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e seu foco volta-se à formação de futuras professoras dos cursos de Educação Especial, Pedagogia e Matemática que participaram, ... -
Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS
(2015-12-14)Buscamos, com esta pesquisa, compreender os processos de organização e de desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS (PREM/RS) ... -
Outras pedagogias, outras subjetividades: do dispositivo da inclusão escolar, um enunciado sobre as diferenças
(2017-03-24)A questão das diferenças compõe um discurso pedagógico que mobiliza as escolas para que a introduzam em seus referenciais político-pedagógicos, a fim de que se tornem inclusivas. Com a entrada da ‘alteridade deficiente’ ... -
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: narrativas de experiência acerca do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.
(2022-10-07)A presente tese versa sobre o programa de formação continuada de professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) desenvolvido nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da área de abrangência da Universidade ... -
O papel do coletivo na formação de professores e futuros professores: contribuições de um grupo de estudos e pesquisas
(2022-12-16)Esta pesquisa insere-se na linha Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da investigação ... -
Para onde vai a voz que ainda ecoa em nós? A dialética alienação/transformação no trabalho dos professores
(2013-04-26)Este estudo pretende realizar uma síntese dialética sobre as características que se fazem presentes no trabalho dos professores que, oriundos dos movimentos sociais da categoria, e ou dos sindicatos, passam a trabalhar na ... -
Para uma crítica da educação e por uma compreensão da violência
(2022-12-13)A presente tese busca contribuir para uma crítica da educação compreendendo a violência como parte da mesma e como fenômeno social. Essa crítica tem como fio condutor os estudos de Walter Benjamin, onde este, propõe a ... -
Pedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artífices
(2022-03-03)Esta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está ... -
Pedagogia específica de orientação de estágio: uma investigação narrativa
(2017-10-11)Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria e está ... -
Pelo caminho do amar: Imaginando outros mundos na Educação Infantil a partir de Humberto Maturana e Ximena Dávila
(2019-07-30)Esta Tese de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Nela parto do ... -
Pelos bosques da formação: o professor de espanhol como mediador intercultural na perspectiva da biologia do amor
(2018-08-23)Esta tese de doutorado, ligada ao “Programa de Pós-Graduação em Educação, a “Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da “Universidade Federal de Santa Maria” (PPGE/UFSM), tem como tema norteador ... -
Pensamento complexo como via de pensar o protagonismo docente em memoriais acadêmicos de professores formadores
(2023-07-20)Tese produzida no curso de Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa 1 “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande ...