Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Pereira, Sueli Menezes"
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
-
Políticas públicas de formação continuada de professores no Brasil: um estudo de caso na rede escolar pública estadual de educação do Paraná e do Rio Grande do Sul
(2015-04-15)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de um estudo de caso múltiplo que objetivou conhecer, ... -
Formação de sistema educacional: montanha-russa discursiva, fuga de sentidos
(2016-07-01)Os gestos de interpretação, presentes nesta pesquisa, partem da Análise de Discurso da Escola Francesa (AD) como artefato teórico para a produção dos dados. Mediante o objetivo de analisar como a relação entre as políticas ... -
Sistema municipal de ensino: arena de confluências, rupturas e desafios na democratização da educação
(2012-08-24)Na construção das políticas públicas educacionais tanto os processos de manutenção quanto os de transformação social sofrerão influências diretas, por um lado, das propostas políticas e ideológicas que emanam dos partidos ... -
O tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS
(2015-01-16)Este estudo versa sobre o tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS. Objetiva analisar e compreender os tempos docentes na atual configuração do mundo do trabalho e das reformas ... -
A educação na Guiné-Bissau: perspectivas na atualidade o ensino básico em questão
(2019-07-26)O presente estudo, cujo tema é Educação na Guiné-Bissau: Perspectivas da Atualidade, tendo-se um realce sobre o papel do ensino básico, teve como propósito, destacar o papel e a finalidade da educação para o desenvolvimento ... -
Para onde vai a voz que ainda ecoa em nós? A dialética alienação/transformação no trabalho dos professores
(2013-04-26)Este estudo pretende realizar uma síntese dialética sobre as características que se fazem presentes no trabalho dos professores que, oriundos dos movimentos sociais da categoria, e ou dos sindicatos, passam a trabalhar na ...