O comportamento informacional de docentes da pós-graduação da UFSM
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Data
2021-11-10Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Weber, Claudiane
Metadata
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A presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Rede cuja linha de pesquisa é Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede procurou averiguar o comportamento informacional dos docentes de Pós-Graduação da UFSM vinculados a três programas. A pesquisa observou a busca e o uso de informações na web e nas bibliotecas universitárias da mesma instituição. Os objetivos foram: a) identificar os perfis dos docentes; b) arrolar as fontes de informação mais utilizadas; c) identificar motivos do sucesso e dos insucessos nas buscas por informação; d) descobrir como são efetivadas as buscas e o uso de informação; e) comparar o comportamento informacional dos docentes dos três programas; f) criar um relatório técnico como produto resultante da pesquisa. É um estudo de caso e a metodologia adotada está pautada em uma pesquisa aplicada de caráter exploratório-descritivo e de abordagem mista quali-quanti, teve como instrumento de pesquisa a aplicação de questionário, com perguntas fechadas e abertas, junto aos docentes dos programas de Pós-Graduação dos cursos de Letras, Química e Tecnologias Educacionais em Rede. A amostra de pesquisa intencional objetivou a interpretação das buscas, o uso da informação e encontrar evidências de novas fontes de informação utilizadas pelo grupo docente de pós-graduação da UFSM. Os resultados da pesquisa demonstraram que os docentes de pós-graduação reconhecem as bases de dados informais como fonte de informação, porém a pesquisa não revelou se essas fontes são utilizadas em pesquisas, iniciam suas buscas geralmente pelo metabuscador Google Scholar, os blogs não são utilizados como fonte de informação científica pela maioria dos participantes do estudo, esses não têm o hábito de consultar os catálogos de bibliotecas, o alto custo dos acessos às bases internacionais e nacionais são um problema e poucos participantes demonstraram utilizar as bases especializadas dentro da sua área de atuação. Observou-se que a literacia da informação enquanto aprendizado contínuo seria uma ótima opção para toda a comunidade acadêmica, assim como a capacitação contínua dos docentes em relação ao uso das bases de dados em geral e especializadas. Os dados levantados nesse estudo serão úteis para os profissionais da informação no que é relativo à atualização e adequação das capacitações direcionando os usuários às necessidades de pesquisa.
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