A conscientização na infância para a preservação ambiental
Abstract
O grande desafio está em provocar de forma crítica e consciente mudanças de
comportamentos e atitudes nas pessoas em sua relação com o meio ambiente. Para isto, há a
necessidade da existência de motivação. A motivação para a mudança de hábitos foi
provocada por algumas práticas ambientais desenvolvidas na escola. O trabalho foi realizado
na escola estadual de educação básica Francisco Brochado da Rocha, CIEP, localizada no
Bairro Santos, na cidade de São Sepé/RS, sendo esta uma escola pública, de zona urbana, com
um total de 477 alunos, sendo pertencentes a famílias de baixa renda. O objetivo principal foi
o de ensinar de forma pratica e critica as crianças de 1ª. a 5ª. séries provocando uma mudança
de comportamento dos alunos em relação ao ambiente. Como motivação inicial trabalhou-se
com uma história em quadrinhos, do Bidu, personagem da Turma da Mônica, do autor
Maurício de Souza, onde uma lixeira reclama ao Bidu que está sendo ignorada por todos e em
sua volta a diversos resíduos jogados no chão, como cascas de frutas, jornal, cigarros, etc. A
história atingiu a compreensão das crianças porque o personagem é conhecido no universo
infantil. Outras práticas ambientais também foram desenvolvidas como a criação de desenhos
cartazes sobre o meio ambiente, registro de fotos da situação do lixo jogado em diversos
locais na escola, visitações nas outras turmas de alunos da escola onde houve uma integração
e aproximação de alunos das mais diversas faixas etárias. Além de proporcionar a
sensibilização, trocas de experiências, idéias e a reflexão de todos sobre as atitudes e
comportamentos adotados em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras na
escola. Muitos professores, funcionários e alunos compreenderam a necessidade de se adotar
novos comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente e ao uso adequado das lixeiras
na escola. A conscientização faz parte de um processo de educação, e requer uma mudança de
atitude, desta forma, como todo o processo educativo, se tem um longo caminho a percorrer
onde se dá um passo de cada vez para atingir os objetivos.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]