Museu e teatro como práticas de educação ambiental
Abstract
Este trabalho reúne as experiências de práticas ambientais desenvolvidas no
Instituto Estadual Padre Caetano (Santa Maria, RS) com alunos da terceira série do
ensino fundamental. Foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que utiliza a
dinâmica do teatro como introdução a uma análise crítica dos problemas ambientais.
O acervo do Museu Vicente Pallotti e o teatro foram ferramentas para mostrar,
através de contos infantis, a importância da boa relação entre os homens e entre
homem-natureza, sensibilizando as crianças para a realidade do meio em que
vivem.
No projeto trabalharam os Contadores de Histórias, que através de suas
narrações, estimularam a percepção dos alunos, e, desta forma, foi possível a
discussão das histórias em aula, o que, somado à criatividade das crianças, resultou
em um teatro de fantoches.
Pode-se observar que através das histórias contadas pelos atores no Museu,
houve a possibilidade de sensibilizar as crianças para a realidade em que estão
inseridas e, desta forma, o teatro serviu de instrumento de informação e participação
e o museu de apoio para a ação teatral, como forma lúdica.
Collections
- Educação Ambiental [191]