O ensino remoto emergencial na educação superior: o REDE na Universidade Federal de Santa Maria
Fecha
2022-02-04Primeiro membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa (LP-1) - Docência, Saberes e
Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Objetivamos compreender como a
organização do trabalho pedagógico se constituiu a partir do ensino remoto
emergencial no ensino superior, o qual se estabeleceu no contexto da pandemia do
Coronavírus, que vem [re]configurando os sistemas educacionais no país e no mundo.
Para isso, buscamos compreender o seguinte problema de pesquisa: considerando a
situação pandêmica, quais as repercussões do ensino remoto emergencial imposto
na organização do trabalho pedagógico do professor do ensino superior? Para a
elaboração da tessitura teórica e metodológica nos subsidiamos nos estudos de
Creswell e Clark (2002), Bolzan (2002, 2006, 2012, 2016, 2019, 2021), Cunha (2009,
2011, 2018), Gati (2011), Gil (1999), Marconi e Lakatos (2003), Isaia (2005, 2012),
Kenski (2012), Moran (2015), Marcelo y Vaillant (2018), Nóvoa (2020), Powaczuk
(2012), Tardif (2014), entre outros autores que sustentam o estudo. A pesquisa é de
caráter qualitativo, utilizando análise quantitativa para a realização do estudo. Tivemos
como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas objetivas e descritivas,
que foi respondido por professores dos cursos de bacharelado da UFSM, os quais
estiveram envolvidos no sistema de ensino emergencial adotado pela instituição e
nominado como Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). A partir do
levantamento dos questionários evidenciamos as dimensões categoriais: trabalho
pedagógico e contextos emergentes, que de maneira interrelacionada configuram a
aprendizagem docente. Como eixo transversal, destaca-se o ensino remoto
emergencial. Assim, identificamos que a organização do trabalho pedagógico, frente
ao ensino remoto emergencial no ensino superior, foi sendo constituída a partir dos
enfrentamentos que foram surgindo no decorrer da implementação do REDE. No
cenário de mudanças ocorridas no ambiente educacional, em especial no REDE,
foram identificados contextos emergentes relacionados a elementos como: os
tempos/espaços de trabalho, limites/desafios enfrentados, fluência tecnológica, assim
como a qualidade da internet e a desmotivação dos estudantes. Os apontamentos
finais indicam que houve a necessidade de uma reorganização do trabalho
pedagógico dos docentes, possibilitando a compreensão de como ocorrem as
adaptações e movimentos para além do espaço da sala de aula, repercutindo na
prática pedagógica. Novas pesquisas podem ser realizadas para aprofundar os
estudos em outros ambientes universitários, ou mesmo, em outras modalidades de
ensino, como os curso de licenciatura ou tecnólogos.
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