dc.contributor.advisor | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.creator | Mello, Felipe Brum | |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T18:41:51Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T18:41:51Z | |
dc.date.issued | 2016-07-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24841 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The modeling and simulation area has a fundamental role in military doctrines
training. Due to the advent of distributed simulations and it's differents resolutions
(live, virtual and constructive), the training of large numbers of personnel has
increasingly moved from real environments to virtual ones. The MASA SWORD
simulation system offers an alternative for training military strategies. Over it,
commanders can practice their abilities of decision making. The simulator provides
control over autonomous units that can be aggregated to formations of the most
various types, such as platoons, brigades and divisions. These features facilitate the
communication and arrangement of different units inside a simulation environment.
Considering the importance of distributed simulations and the high degree of
customization and integration offered by the SWORD constructive simulator, this
work proposes the development of a SWORD remote client. This client interacts with
the constructive simulator through message exchange supported by the google
protocol buffers tool, sending and receiving data about the formations, automats,
engaged units, missions and general information included in a simulation session. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulação construtiva | por |
dc.subject | LVC | por |
dc.subject | Simulação distribuída | por |
dc.title | Implementação de um cliente remoto para o simulador Masa Sword | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A área de modelagem e simulação assumiu um papel fundamental no treinamento
das forças armadas de todo o mundo. Graças ao advento das simulações
distribuídas, aliadas às simulações live – virtual – constructive(LVCs), os
treinamentos envolvendo grandes contingentes deixam, cada vez mais, o mundo
real e passam a ocorrer no mundo virtual. O simulador MASA SWORD oferece uma
alternativa aos comandantes que buscam melhorar suas habilidades de tomada de
decisão ao fornecer aos seus usuários o controle sobre unidades autônomas que
podem ser agregadas a formações dos mais variados tipos, como pelotões, brigadas
e divisões, facilitando a comunicação e organização dessas unidades dentro de um
ambiente de simulação construtiva. Considerando a importância das simulações
distribuídas e o alto grau de customização e integração oferecido pelo simulador
construtivo SWORD, esse trabalho propõe o desenvolvimento de um cliente remoto
que interaja com o simulador construtivo, através de troca de mensagens amparada
na ferramenta protocol buffers, enviando e recebendo dados da simulação sobre
suas formações, autômatos e unidades subordinadas, missões e informações gerais
acerca da sessão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |