dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Montenegro, Fabrício Julian Carini | |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T12:52:12Z | |
dc.date.available | 2022-06-15T12:52:12Z | |
dc.date.issued | 2015-07-13 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24852 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The humanoid robot soccer competition that happens in RoboCup gathers knowledge
from various fields of technology. For the development of high-level behavior strategies we can
use a computer simulator to eliminate the need to have a constantly available robot for the work
to evolve. Besides eliminating this need, the ideal scenario would be that the simulator could
be used as a development environment. This could be done by creating abstractions to the user
so that the code developed in the simulator can be ported to the real robot transparently.
The problem with this idea is the lack of a computer simulator applied to robotics that
keeps both a high level of abstraction and a hardware compatibility commitment. On the one
hand there are powerful simulators but with a low level of abstraction and on the other there
are soccer simulators that simplify the problem by creating a good level of abstraction but
are not related to robotics. The remaining question is: can we have a computer simulator
applied to robotics that at the same time has a high level of abstraction and maintains hardware
compatibility?
To achieve this goal, we need to adopt a standard data communication between sensors
and actuators and the agent who owns them. This paper suggests using the JSON format.
JSON provides a generic representation of objects that is at the same time simple, compact and
comprehensive. We can simplify the necessary information about the objects perceived in the
environment and the commands to be passed to the actuators.
With this goal in mind we created a 2D computer simulator using python as programming
language and pygame as graphic library. The level of abstraction was achieved successfully
making it possible for the behavior strategy programmer to keep focus on the logic of his
algorithm, abstracting how the robot works.
The simulator also provides an environment for creating and testing behavior strategies,
but is pending on the verification of code portability. Nevertheless, it is easy to see that we can
adapt the robot code so that communication with the behavior strategy is made following the
standards specified in this paper, thus making it possible for the code created in the simulator to
be ported seamlessly to the robot. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | RoboCup | por |
dc.subject | Futebol de robôs | por |
dc.subject | Simulação Computacional | por |
dc.subject | Robótica | por |
dc.subject | Python | por |
dc.subject | Pygame | eng |
dc.subject | JSON | eng |
dc.title | Simulador computacional para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de comportamento para futebol de robôs | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A prova de futebol de robôs humanoides que acontece na RoboCup agrega conhecimento
de várias áreas da tecnologia. Para o desenvolvimento de estratégias de comportamento
de alto nível é possível utilizar um simulador computacional para eliminar a necessidade de se
ter um robô disponível constantemente. Além de eliminar essa necessidade, o ideal seria que
o simulador usado funcionasse como ambiente de desenvolvimento criando abstrações para o
usuário de maneira que o código desenvolvido no simulador possa ser portado para o robô real
de maneira transparente.
O problema ao necessitar tal sistema é a ausência de um simulador computacional aplicado
à robótica que mantenha ao mesmo tempo um alto nível de abstração e um compromisso de
compatibilidade com o hardware. Por um lado existem simuladores poderosos mas com baixo
nível de abstração e por outro existem simuladores de futebol que simplificam o problema criando
um bom nível de abstração mas que não estão ligados à robótica. A questão que fica é:
podemos ter um simulador computacional aplicado à robótica que ao mesmo tempo possua um
alto nível de abstração, simplificando a criação e testes de uma estratégia de comportamento, e
mantenha uma compatibilidade com o hardware, tornando possível que o código desenvolvido
no simulador seja portado para o robô de maneira transparente?
Para atingir esse objetivo, precisamos adotar um padrão de comunicação de dados entre
sensores e atuadores e o agente que os possui. Este trabalho faz uso do formato JSON. JSON
oferece uma representação genérica de objetos que é ao mesmo tempo simples, compacta e
abrangente. Podemos simplificar as informações necessárias sobre os objetos percebidos no
ambiente e sobre os comandos a serem passados aos atuadores.
Com esse objetivo em mente foi criado um simulador computacional 2D usando python
como linguagem de programação e pygame como biblioteca gráfica. O nível de abstração foi
atingido com sucesso fazendo possível que o programador da estratégia de comportamento
mantenha o foco na lógica de seu algoritmo, abstraindo a forma como funciona o robô.
O simulador ainda provê um ambiente de criação e testes de estratégias de comportamento
para o programador, mas fica pendente na verificação sobre a portabilidade do código.
Apesar disso, é fácil ver que podemos adaptar o código do robô para que a comunicação com
a estratégia de comportamento seja feita seguindo os padrões especificados nesse trabalho, tornando
assim possível que o código criado no simulador seja portado para o robô de maneira
transparente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |