Desenvolvimento de um case para simulação de motocicleta
Resumen
Simuladores de direção vêm ganhando espaço no treinamento de novos motoristas. Esta
ferramenta proporciona um treinamento direcionado à situações específicas, capacitando novos
condutores à circular no trânsito. Considerando o treinamento para pilotos de motocicletas, o
uso de simuladores tem a vantagem de não expor o condutor a possíveis acidentes. Para simuladores
serem válidos no treinamento de condutores é necessário que o simulador, como um
todo, represente o mais próximo possível a realidade. A busca pela realidade é uma constante
no âmbito de simuladores, pois a dificuldade de transformação do mundo real em um sistema
de computador exige alto grau de processamento, mapeamento, integração e sincronização afim
de obter uma ferramenta de simulação para direção veicular. Este trabalho visa desenvolver um
simulador de motocicleta com ênfase na sincronização entre, eventos decorridos em um cenário
de simulação de motocicleta, e, a realização de movimentos em um protótipo da Plataforma de
Movimentos (motion). Por ser um sistema complexo, no desenvolvimento deste trabalho é necessária
a utilização de uma game engine para construção do cenário, movimentação de objetos
inseridos no cenário e comunicação com a Plataforma de Movimentos. Também faz-se necessário
a utilização da plataforma Arduino para prototipação de uma Plataforma de Movimentos.
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