dc.contributor.advisor | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Paul, Ricardo Luiz | |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T13:04:14Z | |
dc.date.available | 2022-06-15T13:04:14Z | |
dc.date.issued | 2014-12-03 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24864 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Driving simulators have been gaining ground in the training of new drivers. This kind
of tool provides a training directed to specific situations, enabling new drivers to guide in traffic.
Considering training for motorcycle riders, the use of simulators has the advantage of not
exposing the driver to potential accidents. Simulators should represent the real environment as
close as possible to be considered as a valid tool for training. The search for reality is a constant
within simulators, since the complexity of translating the real world into a computer system, requiring
a high degree of processing, mapping, integration and synchronization in order to build
an effective driving simulator. This work aims at the development of a motorcycle simulator
with emphasis on synchronization between events occurred in a motorcycle simulation scenario,
and also performing movements in a prototype of the Motion Platform. Due to the complexity,
in this work we adopted a game engine to ease scenario construction, as well representation of
moving entities and communication with the Motion Platform. It is also necessary to use the
Arduino to prototype a Motion Platform. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulador | por |
dc.subject | Motion | eng |
dc.subject | Motocicleta | por |
dc.title | Desenvolvimento de um case para simulação de motocicleta | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Simuladores de direção vêm ganhando espaço no treinamento de novos motoristas. Esta
ferramenta proporciona um treinamento direcionado à situações específicas, capacitando novos
condutores à circular no trânsito. Considerando o treinamento para pilotos de motocicletas, o
uso de simuladores tem a vantagem de não expor o condutor a possíveis acidentes. Para simuladores
serem válidos no treinamento de condutores é necessário que o simulador, como um
todo, represente o mais próximo possível a realidade. A busca pela realidade é uma constante
no âmbito de simuladores, pois a dificuldade de transformação do mundo real em um sistema
de computador exige alto grau de processamento, mapeamento, integração e sincronização afim
de obter uma ferramenta de simulação para direção veicular. Este trabalho visa desenvolver um
simulador de motocicleta com ênfase na sincronização entre, eventos decorridos em um cenário
de simulação de motocicleta, e, a realização de movimentos em um protótipo da Plataforma de
Movimentos (motion). Por ser um sistema complexo, no desenvolvimento deste trabalho é necessária
a utilização de uma game engine para construção do cenário, movimentação de objetos
inseridos no cenário e comunicação com a Plataforma de Movimentos. Também faz-se necessário
a utilização da plataforma Arduino para prototipação de uma Plataforma de Movimentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |