dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.contributor.advisor | Fontoura, Lisandra Manzoni | |
dc.creator | Silva, Luiz José Schirmer | |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T15:33:08Z | |
dc.date.available | 2022-06-15T15:33:08Z | |
dc.date.issued | 2014-01-22 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24876 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Storytelling | eng |
dc.subject | Linguagem natural | por |
dc.subject | Comandos de voz | por |
dc.title | Interpretação de fala aplicada a interação com um sistema de storytelling | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Atualmente existe uma tendência na qual diferentes sistemas de mídia para entretenimento
acabem convergindo, ou seja, adquirindo características comuns entre eles. No
caso de Storytelling, para a geração de uma história onde o usuário possa interagir de
forma adequada, influenciando o desfecho de uma narrativa, este sistema acaba incorporando
características que são comuns a jogos digitais dentre outros meios de entretenimento.
A interação com o usuário pode se dar através de eventos, assim como em games
comuns, ou através do processamento de comandos de voz, porém a maioria destes sistemas
faz uso de interfaces de usuário pouco atrativas ou fazem uso de comandos de voz
específicos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para interação com
sistemas de storytelling baseado em processamento de linguagem natural, isto é, um modelo
de interação com o usuário o qual utiliza mecanismos de interpretação da fala para
interação com a narrativa, onde não é necessário o conhecimento prévio de comandos. O
sistema busca interpretar a requisição do usuário baseando-se no contexto da história. Foi
implementada uma interface de comunicação entre o usuário e um sistema de storytelling
que faz uso de gerenciador de enredos IPG, a qual esta é capaz de interpretar comandos
de voz enviados pelo usuário de forma natural. Para isso, os comandos dados são transformados
em textos e posteriormente processados a fim de gerar sentenças em lógica de
primeira ordem. Estas sentenças serão analisadas para gerar eventos em uma história pré-definida.
Os eventos criados serão usados para gerar versões alternativas de uma mesma
história. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |