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dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.contributor.advisorFontoura, Lisandra Manzoni
dc.creatorSilva, Luiz José Schirmer
dc.date.accessioned2022-06-15T15:33:08Z
dc.date.available2022-06-15T15:33:08Z
dc.date.issued2014-01-22
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24876
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectLinguagem naturalpor
dc.subjectComandos de vozpor
dc.titleInterpretação de fala aplicada a interação com um sistema de storytellingpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAtualmente existe uma tendência na qual diferentes sistemas de mídia para entretenimento acabem convergindo, ou seja, adquirindo características comuns entre eles. No caso de Storytelling, para a geração de uma história onde o usuário possa interagir de forma adequada, influenciando o desfecho de uma narrativa, este sistema acaba incorporando características que são comuns a jogos digitais dentre outros meios de entretenimento. A interação com o usuário pode se dar através de eventos, assim como em games comuns, ou através do processamento de comandos de voz, porém a maioria destes sistemas faz uso de interfaces de usuário pouco atrativas ou fazem uso de comandos de voz específicos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para interação com sistemas de storytelling baseado em processamento de linguagem natural, isto é, um modelo de interação com o usuário o qual utiliza mecanismos de interpretação da fala para interação com a narrativa, onde não é necessário o conhecimento prévio de comandos. O sistema busca interpretar a requisição do usuário baseando-se no contexto da história. Foi implementada uma interface de comunicação entre o usuário e um sistema de storytelling que faz uso de gerenciador de enredos IPG, a qual esta é capaz de interpretar comandos de voz enviados pelo usuário de forma natural. Para isso, os comandos dados são transformados em textos e posteriormente processados a fim de gerar sentenças em lógica de primeira ordem. Estas sentenças serão analisadas para gerar eventos em uma história pré-definida. Os eventos criados serão usados para gerar versões alternativas de uma mesma história.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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