A trajetória da primeira instituição a atender a educação infantil no município de Dilermando de Aguiar, RS: implementação de uma unidade do proinfância
Abstract
O presente estudo trata-se do processo de implementação da primeira instituição de Educação
Infantil a atender a integralidade dessa etapa, no município de Dilermando de Aguiar, RS. A
viabilidade veio por meio do programa federal PROINFÂNCIA, e a partir dessa conjuntura,
buscou-se responder à seguinte problemática: Como a implementação da primeira instituição
criada para atender crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade contribui no processo
de elaboração do currículo da Educação Infantil no Município de Dilermando de Aguiar, RS?
Para buscar responder ao problema de pesquisa, estabeleceu-se o objetivo geral: Conhecer os
processos de implementação da escola, como primeira instituição a garantir a integralidade da
Educação Infantil, no município de Dilermando de Aguiar, e relacionar a concepção de
currículo da Educação Infantil propostas nas DCNEI (2009). Como possibilidade
metodológica optou-se por uma abordagem qualitativa, de um estudo de caso, no qual
utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista e análise documental. Como
conclusão, o estudo aponta que um programa dessa envergadura contribui para que
municípios pequenos, como no caso em tela, auxiliam a ampliar e melhorar estrutura e
proposta de trabalho na Educação Infantil. No caso dessa pesquisa, entende-se que a
implementação do PROINFÂNCIA possibilitou à instituição a reorganização em termos de
oferta e qualidade de alguns processos de organização e funcionamento. Ao mesmo tempo,
necessita-se ainda transcender alguns aspectos históricos e culturais sobre a importância da
Educação Infantil no processo de escolarização das crianças e na sociedade.
Collections
- Gestão Educacional [292]
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