A gestão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades especiais
Abstract
Este estudo teve como tema central as relações entre a gestão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades especiais (NE) incluídos nas escolas da rede regular de ensino. A problemática norteadora da pesquisa foi como as práticas avaliativas e concepção de gestão presentes nos Projetos Pedagógicos e práticas gestoras de duas Escolas públicas de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul contribuem para o sucesso ou não do processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo geral foi compreender as relações entre os Projetos Pedagógicos (PPs) e as práticas gestoras das duas instituições pesquisadas acerca dos princípios da gestão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com NE, bem como as influências dessas relações no processo de inclusão de alunos com NE. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A análise documental e o questionário foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo três representantes da equipe gestora de cada instituição pesquisada. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os subsídios teóricos da pesquisa apóiam-se em autores que discutem acerca da gestão escolar, como Libâneo (2005) e Lück (2013), da avaliação da aprendizagem, como Luckesi (1995), Hoffman (2003), como também naqueles que articulam a gestão escolar com a avaliação e a inclusão escolar, como Carvalho (2011). Assim, os resultados demonstram que o conceito de gestão escolar ainda é pouco conhecido pelas gestoras de ambas as instituições, mas que essas estão no caminho para se tornarem democráticas. Apontam, também, que a avaliação da aprendizagem de alunos com NE nas duas instituições é realizada com o princípio de que é um instrumento de diagnóstico que enfoca os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, seguindo princípios democráticos e emancipatórios. Considera-se, portanto, necessário fortalecer a gestão escolar a partir do conhecimento sobre essa, com práticas descentralizadas e decisões compartilhadas possuindo conhecimento sobre o significado da avaliação para que seja proporcionando aos educandos efetiva inclusão, ou seja, acesso, permanência e aprendizagem significativa.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [989]