Jogos e atividades on-line no aprendizado da Matemática na 5ª série
Resumo
O trabalho mostra um estudo de atividades online e jogos de matemática na 5ª série
do ensino fundamental. A finalidade era tornar as aulas de matemáticas mais
agradáveis e menos cansativas. O uso dessas atividades prioriza o gosto de aprender
a partir do lúdico e confirma a hipótese de que os jogos e as atividades on-line em
um ambiente diferente favorecem as singularidades entre os alunos de diferentes
idades em suas diversidades de hábitos, costumes, valores, classe social, crenças e
etnias ampliando suas experiências de socialização. Nessa perspectiva, os jogos,
atividades on-line e a mediação do professor propiciam espaços e situações de
aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais
e cognitivas de cada aluno aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos
referentes aos diferentes campos de conhecimento da matemática de forma
agradável e sem medos. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 5ª série do
Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora
Franscisca Lencina, em São Luiz Gonzaga Em outra turma de 5ª série ensino
fundamental do Instituto Estadual de Educacação Professor Osmar Poppe que está
com distorção de idade e série os alunos tiveram aulas somente com conteúdos
trabalhados de forma tradicional. Ao finalizar o trabalho, a análise de desempenho
das duas trumas mostra de maneira positiva o uso de atividades diversificadas nas
aulas de matemática da 5ª série.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]