A universidade federal inserida num contexto globalizado de reformas e inovações do estado contemporâneo
Resumo
Este artigo objetiva desvelar o atual estado de mudança das universidades federais
brasileiras. Desta análise se equacionam a questão da natureza, da identidade frente às
políticas econômicas, as tensões e desafios contemporâneos. Procura-se dimensionar e
correlacionar às contribuições dos autores citados no estudo, na perspectiva de que é preciso
entender o processo de mudanças das universidades influenciado pela contemporaneidade.
Busca-se também compreender o relacionamento entre estrutura organizacional, poder, e as
reformas políticas, com foco na educação superior, no decorrer da década de 70 até os dias
atuais. Usou-se, para a base de estudo da estrutura organizacional e do poder, a abordagem de
configuração proposta por Henry Minstzberg. Na literatura administrativa consultada foi o
que melhor corroborou com o escopo deste artigo. Com este estudo, pretende-se evidenciar
questionamentos que permitem caminhar na busca de respostas para o entendimento do
momento atual das universidades federais. Entendimento também no campo administrativo,
na valorização das funções, e competências das universidades públicas federais. Assim,
reafirma-se o compromisso com a melhoria da qualidade da universidade pública, apontando
recomendações que possam contribuir positivamente para o processo de gestão universitária.