Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Robson Machado da
dc.creatorMadeira, Rodrigo Ferreira de Souza
dc.date.accessioned2022-08-05T11:44:05Z
dc.date.available2022-08-05T11:44:05Z
dc.date.issued2009-07-10
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25803
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2009por
dc.description.abstractThe technology improvement, each day faster, causes a dynamicity at humans´ life and creates possibilities of distance real time interaction which couldn´t be imagined some years ago. This reality impacted deeply on the business world, revealing a sort of opportunities for organizations at the same time it opened the possibility of global competition. In this world of growing competition it is indispensable a high level of internal processes management, as a basic condition to achieve new customers and markets and the consequent survival on the fierce competition scenario. The company object of this study it is part of this hard reality, potentialized by its market niche which reveals innumerous business opportunities and, therefore, it is a market attractive to many companies, growing competition and, thus, multiplying progressively the number of competitors to be overcomed in the path in the direction of strategic goals. In the meantime, the present study focused on the problem of the lack of knowledge on the current cost structure and, therefore, the lack of information to support pricing of the main service offered by the company. To achieve the general objective and formalize a customized costing system and the respective specific objectives, it were created a variety of spreadsheets, which produced important information on the organization´s internal processes and which nowadays permit a more criteria on the pricing of the projects sold by the companyeng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCost analysiseng
dc.subjectCost managementeng
dc.subjectVariable costingeng
dc.subjectServices pricingeng
dc.subjectAnálise de custospor
dc.subjectGerencialmente de custoseng
dc.subjectCusteio variávelpor
dc.subjectPrecificação de serviçospor
dc.titleEstudo da estrutura de custos e precificação de serviços de uma empresa de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeEstudy of the cost structure and services pricing of a company based in Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO avanço tecnológico cada vez mais veloz imprime uma dinamicidade na vida dos seres humanos e cria possibilidades de interação a distância em tempo real que eram inimagináveis até poucos anos atrás. Esta realidade impactou profundamente o mundo dos negócios, descortinando um enorme leque de oportunidades para as organizações ao mesmo tempo em que abriu fronteiras para a concorrência global. Neste mundo de índices crescentes de competitividade é imprescindível uma gerência impecável dos processos organizacionais internos, como condição básica para permitir a busca por conquistas de novos clientes e mercados e a conseqüente sobrevivência no cenário de concorrência agressiva dos negócios. A empresa aqui estudada está inserida justamente nesta realidade voraz, potencializada por sua atuação em um nicho que agora revela inúmeras oportunidades de negócios e desperta a cobiça de muitas instituições, gerando um aumento contínuo de concorrentes e, conseqüentemente, multiplicando progressivamente o número de empresas a serem superadas no trajeto que leva ao alcance de seus objetivos estratégicos. Neste ínterim, o presente trabalho focou seu estudo no problema da falta de conhecimento da atual estrutura de custos e na conseqüente falta de informações para subsidiar o processo de precificação do principal serviço oferecido pela empresa. Para atingir o objetivo geral de desenvolver e formalizar um sistema customizado de custeamento dos serviços prestados e os respectivos objetivos específicos, foram criadas uma série de planilhas que produziram importantes informações a cerca dos processos internos da organização e que hoje permitem uma precificação mais criteriosa dos projetos comercializados pela empresa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto