Assistencialismo e protagonismo infantil: o movimento das práticas pedagógicas construídas na EMEI Professora Ida Fiori Druck
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Data
2020-09-03Primeiro membro da banca
Werle, Kelly
Segundo membro da banca
Marquezan, Fernanda Figueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta Dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP2) - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem por tema as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil e as narrativas. O objetivo é compreender o processo de constituição da proposta pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ida Fiori Druck. A pesquisa é de abordagem qualitativa (GATTI, 2002; MINAYO, 2015), por meio da pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELLY 2015), e a obtenção dos dados aconteceu através da análise documental (LUDKE e ANDRÉ 1986), nos Projetos Políticos Pedagógicos, nos arquivos da escola e outros documentos como fotografias e atas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2009) com a equipe gestora, professoras e funcionárias. Os fundamentos teóricos decorrem de um levantamento nas políticas públicas referentes à Educação Infantil no Brasil e no município de Santa Maria R/S. Os documentos nacionais oficiais revisitados foram: a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), o ECA (1990), a LDBEN, Lei Nº 9.394/96, o RCNEI (1998), as DCNEI (2010), os dois Planos Nacional de Educação (PNE), (2001-2011) e (2014-2024), e a BNCC (2017), RCG (2018) e o DOC (2019). Na análise documental foi possível visualizar vários momentos de constituição das práticas pedagógicas, que a EMEI traçou em seus quase 40 anos, surgiu como um espaço assistencial e no decorrer dos anos se tornou um espaço educacional considerando a indissociabilidade entre cuidar e educar. Constatamos que a EMEI entende que as práticas pedagógicas modificam-se ao longo do tempo e de acordo com as oportunidades de formação continuada das professoras, dependem também das políticas públicas construídas e implementadas em cada governo. Atualmente as práticas pedagógicas na escola são pensadas a partir das brincadeiras e das interações e dos campos de experiência, à criança é o centro do processo educativo, protagonista que participa, escolhe, explora, contribui e planeja juntamente com as professoras, sendo respeitada em sua diversidade cultural, social e étnica. Como produto final, além da dissertação, fez-se um documentário possibilitando ver aspectos da história, mas especialmente as práticas em contexto atual da instituição.
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