Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos
com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o
desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso,
realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter qualitativo. A partir de então, foram
selecionados trabalhos que englobassem a temática deste estudo e, assim, foi iniciada a análise de
textos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner. Além disso, foram
ponderados artigos que trouxessem a área das Dificuldades de Aprendizagem, bem como o papel da
escola na formação de diferentes habilidades mentais. Os resultados demonstram a necessidade de
um sistema escolar que priorize a pluralidade do todo e a individualidade de cada aluno. Por fim,
concluiu-se que o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de
aprendizagem pode ocorrer, mas para isso, é necessário que sejam tomadas medidas, como a
mudança nas formas de avaliação e a oferta de cursos de formação continuada.
Collections
The following license files are associated with this item: