O protagonismo do jogar brincando na disciplina complementar de graduação - o ensino do futsal via moodle
View/ Open
Date
2022-05-31Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Schmitz, Luiz Alberto
Metadata
Show full item recordAbstract
A dissertação integra a Disciplina Complementar de Graduação (DCG), denominada
“O Ensino do Futsal via Moodle” - DEC 1030, dentro de um Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) para o Ensino a Distância (EAD), junto ao curso de Educação
Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como uma experiência de
ensino, em tempos de pandemia do COVID-19. A proposta central da pesquisa
objetiva apresentar o protagonismo do jogar brincando em um ambiente virtual de
aprendizagem (Moodle), ressignificando o tratamento didático-pedagógico dos
conteúdos oferecidos na disciplina. A metodologia utilizada é a presente na pesquisaação
evidenciando o aspecto prático, que busca por meio de uma ação específica,
envolvendo o ensino esportivo, resolver um problema coletivo de modo participativo e
cooperativo. Neste sentido, problematiza-se em que medida é possível elaborar e
implementar um material didático, a partir de uma unidade curricular, dentro de uma
DCG, na modalidade EAD, focando no jogar brincando para o ensino do Futsal. Os
dados foram coletados a partir das atividades propostas para a unidade no Moodle,
por intermédio de análises dos planos de aula desenvolvidos e dos vídeos produzidos
pelos acadêmicos. O que possibilitou considerar que o jogar brincando, como
integrante do mundo infantil, permite que se faça uma expansão da proposta e de
suas características, apresentadas teoricamente, para o uso em ambientes
tecnológicos. A proposição suscita a ampliação do debate, para o encontro de novos
procedimentos e condutas, quando ocorre ressignificação de conteúdos no ensino a
distância; levando a compreensões e concepções que passam por um devir constante
de experimentação ambientada. A sugestão epistemológica que se apresenta sutil no
desenvolvimento do texto, se liga a estruturação das unidades, presentes na
disciplina, na relação do contexto tecnológico com os conteúdos esportivos e na
junção deles, no sentido de estabelecer um posicionamento crítico e autônomo à
estruturação de conteúdos esportivos no campo da Educação Física.
Collections
The following license files are associated with this item: