Análise de desempenho de um motor ciclo otto a biometano em comparação com gasolina e etanol
Fecha
2022-10-03Primeiro membro da banca
Rosa, Josimar Souza
Segundo membro da banca
Lanzanova, Thompson Diordinis Metzka
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O aumento da utilização de combustíveis fósseis e a crescente demanda energética nas últimas décadas geraram um grande problema de emissões de gases de efeito estufa e causadores de mudanças climáticas. Portanto, são necessários esforços para reduzir as emissões de carbono de diversos setores, dentre os quais o setor dos transportes, um dos grandes emissores. Além do etanol, combustíveis gasosos como biogás e biometano estão ganhando espaço devido ao grande potencial de serem obtidos por meio do processamento de biomassa e, portanto, serem renováveis. Com o objetivo de comparar o desempenho de operação do biometano, do etanol e da gasolina em um motor monocilindro de pesquisas de ignição por centelha com injeção de combustível na porta de admissão em diferentes condições de carga: 3 bar, 6 bar e 9 bar de IMEP, em duas diferentes razões de compressão: 11,6:1 e 14,3:1 e velocidade de motor de 1800 rpm em bancada dinamométrica. Devido a maior facilidade de aquisição e às propriedades semelhantes, foi utilizado gás natural veicular, simulando a operação com biometano nos ensaios. Os resultados mostraram que o GNV apresentou o menor consumo específico de combustível indicado para todas as cargas, superando a gasolina e o etanol. A fase de combustão também pôde ser ajustada, com GNV, para a condição ideal, com metade da massa de combustível queimada em cerca de 8° após ponto morto superior. Na razão de compressão de 11,6:1 e carga de 9 bar de IMEP o combustível gasoso apresentou eficiência indicada torno de 34%, a gasolina de 33% e o etanol de 36%, enquanto em razão de compressão 14,3:1 na mesma carga a eficiência com GNV aumentou para em torno de 35%, enquanto a gasolina permaneceu em torno de 33% e o etanol aumentou para em torno de 37%. O combustível gasoso em razão de compressão 11,6:1 em carga de 9 bar de IMEP apresentou os menores valores emissões de NOx que foram em torno de 13 g/kWh, enquanto com etanol estas emissões foram de 15 g/kWh e com gasolina de 19 g/kWh.
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