Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas
View/ Open
Date
2022-08-31Primeiro membro da banca
Pasqualli , Roberta
Segundo membro da banca
Donicht, Patricia Alessandra Meneguzzi Metz
Terceiro membro da banca
Carvalho, João Flávio Cogo
Quarto membro da banca
Machado, Lucília Regina de Souza
Metadata
Show full item recordAbstract
O ensino médio integrado busca superar a dualidade educacional e a fragmentação curricular, por meio da fusão da educação profissional com o ensino propedêutico, num só curso e com matrícula única, ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e materializado pelo currículo integrado. No entanto, sua efetivação, na prática, não tem sido tarefa fácil, pelo atravessamento de fatores políticos, legais, institucionais, organizacionais e pedagógicos, o que tem provocado o surgimento de alternativas metodológicas, como é o caso da Prática Profissional Integrada (PPI), aprovada pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), desde 2013, como parte da organização curricular de todos os seus cursos técnicos integrados. Porém, apesar de ser uma prática institucional, ainda não se tornou, uniformemente, efetiva no cotidiano da sala de aula. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os requisitos necessários ao desenvolvimento prático da Prática Profissional Integrada enquanto possibilidade metodológica no âmbito do IFFar, tendo o Campus São Vicente do Sul como lócus da pesquisa, e seus professores e estudantes como sujeitos. Em seu percurso metodológico, adotaram-se os princípios da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como referencial investigativo o materialismo histórico dialético. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico, por meio do estudo de documentos institucionais e da aplicação de entrevista semiestruturada com um grupo de cinco professores, em que os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, resultando no manuscrito I. Posteriormente, foram desenvolvidos os ciclos de planejamento, a ação e a avaliação, nos quais, a coleta dos dados dos dois primeiros ciclos foi sustentada pela observação participante e pelo diário de campo, ao passo que a do ciclo de avaliação foi guiada pelo questionário na escala Likert, com o retorno de 32 professores e 204 estudantes dos quatro cursos técnicos integrados, sendo analisados com subsídios da estatística descritiva e da análise de conteúdo, compondo o manuscrito II. Os resultados apontam para uma ampliação da conceituação ao emergir a integração dos sujeitos, além das disciplinas, com o mundo do trabalho, mas, ao mesmo tempo, para uma superficialidade e um distanciamento, ao não tratar dos princípios do ensino médio integrado, e para uma operacionalização marcada por dificuldades relacionadas à desintegração da organização administrativa-didático-pedagógica e à presença da disciplinaridade, as quais sobressaem aos avanços. Conclui-se, portanto, que para que a PPI se torne uma prática pedagógica no cotidiano de sala de aula precisa integralizar e perseguir as pistas epistemológicas, metodológicas e pedagógicas de forma lógica, ordenada e coerente, perpassando, assim, a sua natureza formativa, estrutural, organizacional, didática e pedagógica.
The following license files are associated with this item: