Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais
Resumen
O presente trabalho tem como temática o Employer Branding (EB) e a romantização do trabalho, a fim de compreender a comunicação nas relações organizacionais. Assim, tem como principal objetivo conhecer a percepção dos profissionais de comunicação sobre a gestão de marca empregadora frente a possibilidade de uma romantização do trabalho. Para tanto, abordou-se o Employer Brand a partir de sua história, definição e prática das organizações, o mundo do trabalho, suas transformações, a comunicação organizacional e as relações públicas. Esta é uma pesquisa exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionário online. 67 profissionais de comunicação atuantes na área de EB responderam ao questionário, cujas respostas abertas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. Pode-se verificar que o trabalho de marca empregadora está em desenvolvimento no Brasil e que este possui uma relação muito próxima com a comunicação e as relações públicas. Quanto a sua relação com a romantização do trabalho é perceptível que alguns profissionais se mostram mais conscientes enquanto outros possuem discursos romantizados e super valorizam sua ocupação profissional. Pode-se ainda perceber o quão próxima está a romantização do trabalho com questões de saúde mental e que se há uma necessidade de um olhar crítico e atento dos profissionais de EB a respeito das práticas realizadas. Por fim, entende-se que este é um estudo introdutório e que profissionais da comunicação precisam estar atentos para estes contextos.
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