Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física
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Date
2004-03-03Primeiro membro da banca
Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Segundo membro da banca
Harres, João Batista Siqueira
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A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de
Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de
conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não
passam de tarefas repetitivas de resolução de exercícios/problemas que envolvem
apenas a memorização conceitual e/ou a aplicação direta de equações. Haja vista
este fato e o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Professores de
Física (GTPF/NEC), que tem como uma de suas tarefas e também um de seus
desafios a incorporação de atividades de resolução de problemas nos Módulos
Didáticos, nos propomos a aprofundar os estudos sobre esta temática. Assim, no
desenvolvimento da presente pesquisa, buscamos estabelecer alguns parâmetros
que visam um melhor desenvolvimento destas atividades em sala de aula.
Concomitante a isso procuramos analisar a possibilidade de ensino de conteúdos
procedimentais e atitudinais, além dos conteúdos conceituais, por meio das
Atividades Didáticas de Resolução de Problemas (ADRP). Elaboramos um conjunto
de ADRP baseadas em situações-problema de enunciados abertos, cujos
desenvolvimentos em sala de aula, seguiram uma abordagem investigativa.
Primeiramente, as atividades foram elaboradas e posteriormente apresentadas e
discutidas com os professores participantes do GTPF. As ADRP foram
implementadas no Ensino Médio por alguns professores do GTPF, colaboradores
da pesquisa. A partir da análise destas implementações, apresentamos os
resultados e as considerações feitas sobre alguns aspectos relativos ao processo
de ensino-aprendizagem, mais especificamente, ao envolvimento e ao desempenho
dos alunos nas ADRP e ao ensino de procedimentos e atitudes por meio destas
atividades.
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