dc.creator | Clement, Luiz | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T17:22:50Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T17:22:50Z | |
dc.date.issued | 2004-03-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26649 | |
dc.description.abstract | The solving problems is considered, in the extent of the Science/Physical
teaching, the fundamental didactic activity for the construction of knowledge in this
area. However, in his majority, these activities don't pass of repetitive tasks of
exercises/problems resolution that just involve the conceptual memorization and/or
the direct equations application. As this fact and the work had been developed by
the Works Group of Physics Teachers (GTPF/NEC), that has as one of their tasks
and also one of their challenges the incorporation of activities of solving problems in
Didactic Modules, we have been intend to go further in this studies of this theme.
Thus, in the development of this present work we intend to establish some
parameters that seek a better development of these activities in classroom. With this
we have been tried to analyze the possibility of teaching of proceedings and by
attitudes contents, beyond the conceptual contents, through the Didactic Activities of
Solving Problems (ADRP). We have been elaborated a set ADRP based on
problem-situation of open statements, whose developments, in classroom, followed
an approach investigative. Firstly, the activities were elaborated and later presented
and discussed with the participant teachers of GTPF. ADRP were implemented in
High School by some teachers of GTPF, collaborators of this research. From the
analysis of these implementations, we have been presented the results and the
considerations about some relative aspects of teaching -learning process, more
specifically, to the students involvement and performance in ADRP and to the
procedures and attitudes teaching by these activities. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Física | por |
dc.subject | Solving problems | eng |
dc.subject | Physics | eng |
dc.title | Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física | por |
dc.title.alternative | Solving problems and teaching procedures and attitudes in physics classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de
Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de
conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não
passam de tarefas repetitivas de resolução de exercícios/problemas que envolvem
apenas a memorização conceitual e/ou a aplicação direta de equações. Haja vista
este fato e o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Professores de
Física (GTPF/NEC), que tem como uma de suas tarefas e também um de seus
desafios a incorporação de atividades de resolução de problemas nos Módulos
Didáticos, nos propomos a aprofundar os estudos sobre esta temática. Assim, no
desenvolvimento da presente pesquisa, buscamos estabelecer alguns parâmetros
que visam um melhor desenvolvimento destas atividades em sala de aula.
Concomitante a isso procuramos analisar a possibilidade de ensino de conteúdos
procedimentais e atitudinais, além dos conteúdos conceituais, por meio das
Atividades Didáticas de Resolução de Problemas (ADRP). Elaboramos um conjunto
de ADRP baseadas em situações-problema de enunciados abertos, cujos
desenvolvimentos em sala de aula, seguiram uma abordagem investigativa.
Primeiramente, as atividades foram elaboradas e posteriormente apresentadas e
discutidas com os professores participantes do GTPF. As ADRP foram
implementadas no Ensino Médio por alguns professores do GTPF, colaboradores
da pesquisa. A partir da análise destas implementações, apresentamos os
resultados e as considerações feitas sobre alguns aspectos relativos ao processo
de ensino-aprendizagem, mais especificamente, ao envolvimento e ao desempenho
dos alunos nas ADRP e ao ensino de procedimentos e atitudes por meio destas
atividades. | por |
dc.contributor.advisor1 | Terrazzan, Eduardo Adolfo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0416614425134935 | por |
dc.contributor.referee1 | Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro | |
dc.contributor.referee2 | Harres, João Batista Siqueira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0289367723522406 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |