Mostrar registro simples

dc.creatorClement, Luiz
dc.date.accessioned2022-10-24T17:22:50Z
dc.date.available2022-10-24T17:22:50Z
dc.date.issued2004-03-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26649
dc.description.abstractThe solving problems is considered, in the extent of the Science/Physical teaching, the fundamental didactic activity for the construction of knowledge in this area. However, in his majority, these activities don't pass of repetitive tasks of exercises/problems resolution that just involve the conceptual memorization and/or the direct equations application. As this fact and the work had been developed by the Works Group of Physics Teachers (GTPF/NEC), that has as one of their tasks and also one of their challenges the incorporation of activities of solving problems in Didactic Modules, we have been intend to go further in this studies of this theme. Thus, in the development of this present work we intend to establish some parameters that seek a better development of these activities in classroom. With this we have been tried to analyze the possibility of teaching of proceedings and by attitudes contents, beyond the conceptual contents, through the Didactic Activities of Solving Problems (ADRP). We have been elaborated a set ADRP based on problem-situation of open statements, whose developments, in classroom, followed an approach investigative. Firstly, the activities were elaborated and later presented and discussed with the participant teachers of GTPF. ADRP were implemented in High School by some teachers of GTPF, collaborators of this research. From the analysis of these implementations, we have been presented the results and the considerations about some relative aspects of teaching -learning process, more specifically, to the students involvement and performance in ADRP and to the procedures and attitudes teaching by these activities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectSolving problemseng
dc.subjectPhysicseng
dc.titleResolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de físicapor
dc.title.alternativeSolving problems and teaching procedures and attitudes in physics classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam de tarefas repetitivas de resolução de exercícios/problemas que envolvem apenas a memorização conceitual e/ou a aplicação direta de equações. Haja vista este fato e o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Professores de Física (GTPF/NEC), que tem como uma de suas tarefas e também um de seus desafios a incorporação de atividades de resolução de problemas nos Módulos Didáticos, nos propomos a aprofundar os estudos sobre esta temática. Assim, no desenvolvimento da presente pesquisa, buscamos estabelecer alguns parâmetros que visam um melhor desenvolvimento destas atividades em sala de aula. Concomitante a isso procuramos analisar a possibilidade de ensino de conteúdos procedimentais e atitudinais, além dos conteúdos conceituais, por meio das Atividades Didáticas de Resolução de Problemas (ADRP). Elaboramos um conjunto de ADRP baseadas em situações-problema de enunciados abertos, cujos desenvolvimentos em sala de aula, seguiram uma abordagem investigativa. Primeiramente, as atividades foram elaboradas e posteriormente apresentadas e discutidas com os professores participantes do GTPF. As ADRP foram implementadas no Ensino Médio por alguns professores do GTPF, colaboradores da pesquisa. A partir da análise destas implementações, apresentamos os resultados e as considerações feitas sobre alguns aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente, ao envolvimento e ao desempenho dos alunos nas ADRP e ao ensino de procedimentos e atitudes por meio destas atividades.por
dc.contributor.advisor1Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416614425134935por
dc.contributor.referee1Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
dc.contributor.referee2Harres, João Batista Siqueira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289367723522406por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International