O estudante do curso de enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadora
View/ Open
Date
2003-02-25Primeiro membro da banca
Gomes, William Barbosa
Segundo membro da banca
Backes, Vânia
Metadata
Show full item recordAbstract
O tema da morte é abordado ainda com muita dificuldade pelos estudantes do
Curso de Enfermagem, sendo necessário maior espaço para trabalhar a angústia
decorrente do cuidado aos pacientes terminais. O objetivo desse estudo foi
verificar como os estudantes de enfermagem lidam com a angústia no cuidado
aos pacientes terminais. Estudantes do Curso de Enfermagem do terceiro, sexto
e oitavo semestre participaram desta pesquisa, realizada em duas universidades
em Santa Maria/RS. Entrevistas semi-estruturadas foram designadas para
explorar como os estudantes lidam com sua própria angústia, particularmente,
durante o estágio. Os dados foram analisados emergindo conceitualmente cinco
categorias: (1) Não há desejo de cuidar do paciente terminal: refere sobre o
sentimento do estudante frente à morte, consistindo basicamente em evitar o
contato com esta situação; o estudante deseja cuidar do outro visando à
recuperação do mesmo e não conduzi-lo à morte. (2) A busca de preparo para
cuidar: representa o desejo do estudante em se preparar, para saber como
proceder com o paciente terminal, como uma estratégia para lidar com a
angústia. (3) Cuidado a pacientes terminais: refere a habilidade para cuidar, que não se reduz só ao que é aprendido no curso, mas inclui também elementos
subjetivos, como fatores afetivos tanto positivos como negativos, indicando
maior ou menor disposição interna para cuidar. (4) O cuidar em si é a
enfermagem: no estudante predomina o cuidado do outro em relação ao cuidado
de si mesmo, como influência de um modelo de cuidado sustentado no passado,
estando em processo de reformulação através do desejo do estudante de também
cuidar de si. (5) Preparo requer saber prático, emerge de um “saber que não se
sabe”: caracteriza a função prática como geradora de preparo para cuidar do
paciente terminal. Embora se reconheça o espaço dentro do Curso de
Enfermagem para lidar com questões práticas, é no confronto pessoal com as
situações de angústia que o estudante aprende a lidar com ela. A referência feita
ao problema da angústia denota no estudante ainda uma precária elaboração da
idéia de morte como experiência de finitude, expressa no contato com pacientes
terminais. A partir desses conceitos foi possível encontrar um caminho para
compreender como os estudantes lidam com conteúdos angustiantes durante o
contato com os pacientes terminais.
Collections
The following license files are associated with this item: