dc.contributor.advisor | Link, Dionisio | |
dc.creator | Lang, Adriana Maria de Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T12:42:01Z | |
dc.date.available | 2017-02-21T12:42:01Z | |
dc.date.issued | 2011-07-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2667 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study has the overall objective use the sight of environmental educator to support
students in 6th grade of elementary school, to educate adults with whom they live, seeking
their awareness and change attitudes. From this general goal, we seek to achieve the following
objectives: to conduct observation of where students live, seeing as the human exploration
degrades the ecosystem and the social impacts, identify the problems related to water and
sanitation, and damage that carelessness can cause to health, to identify the perception of this
population about possible changes and damage to fauna, flora, water and soil of the place,
seeking references for potential solutions; seek awareness of children in defense of the
ecosystem under study , relying for this on environmental legislation. Those involved in the
research are the students of 6th grade of EMEF 21 de Abril, Panambi-RS and their parents or
guardians. Analyzing the questions about where they live, and how they are perceived
exploitation of the environment by man, we establish dialogue on the role of each person in
its preservation. We raised the discussion about the Environmental Education as a whole, the
process in which she is presently in, and responsibility of each one, relating to studies of
various authors on the subject, contributing to progress, achievements and challenges of
environmental education. The results showed that students understand that there are
challenges to be overcome, actions to be put in place to happen a change of behavior with respect to the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Sensibilização | por |
dc.title | Percepção de ecossistema vivenciado pelos alunos do 6º ano da EMEF 21 de Abril, Panambi - RS | por |
dc.title.alternative | The survival of the ecosystem that students of 6th grade in EMEF 21 de Abril live | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo geral usar o olhar do educador ambiental como apoio
aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, para sensibilizar os adultos com que convivem,
visando sua conscientização e mudança de atitudes. Buscando alcançá-lo através dos
objetivos específicos: realizar observação do local onde vivem os alunos, percebendo como a
exploração humana degrada o ecossistema, bem como os impactos sociais resultantes;
identificar os problemas relacionados com a água e o saneamento básico, e os danos que o
descuido pode causar à saúde; identificar a percepção daquela população, acerca de eventuais
mudanças e prejuízos à fauna, flora, água e solo do local, buscando referenciais para possíveis
soluções; buscar a sensibilização das crianças em defesa do ecossistema em estudo, baseandose,
para isso, na legislação ambiental. Os envolvidos na pesquisa são os alunos do 6º ano da
EMEF 21 de ABRIL, da cidade de Panambi- RS e seus pais e/ou responsáveis. Analisando
questões sobre o local onde vivem e como estão percebendo a exploração do ambiente pelo
homem, o estudo estabelece diálogo sobre o papel de cada pessoa na preservação. Discute a
Educação Ambiental como um todo, o processo em que ela se encontra atualmente e a
responsabilidade de cada um, relacionando com estudos de diversos autores, contribuindo
para avanços, conquistas e desafios. Os resultados obtidos mostram que os alunos
compreendem que há desafios a serem superados e ações a serem colocadas em prática, para
acontecer uma mudança de comportamento com relação ao meio ambiente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |