dc.creator | Barbosa, Géssica | |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T18:47:05Z | |
dc.date.available | 2022-10-26T18:47:05Z | |
dc.date.issued | 2022-01-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26680 | |
dc.description | A data de defesa está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa. | por |
dc.description.abstract | This research is the result of studies and research developed in the Research LineLP2, related to Educational Public Policies, Educational Practices and their
Interfaces, of the Master's Course in Education, of the Graduate Program in
Education of the Federal University of Santa Maria. It is articulated to the studies
developed in the Research Group on Public Policies and Educational Management
- GESTAR/CNPq/UFSM, in view of the following problem: what contributions and
implications of Capes' evaluation policy for the qualification of the management of
a Professional Graduate Program? In order to meet the research problem, the
general objective was "to understand the contributions and implications of Capes'
evaluation policy for the qualification of the management of a Professional
Graduate Program". For specific objectives: (i) Contextualize the general panorama
of graduate studies in Brazil, characterizing the evaluation system carried out by
Capes, especially with regard to professional programs in the area of Education;
(ii) Analyze the main indicators and data produced by the Graduate Program in
Public Policy and Educational Management (PPPG), of the Ufsm Education Center,
in the evaluation process of the four-year period 2017-2020; (iii) Recognize in the
perception of the PPPG/UFSM Coordination what influences and implications of
the evaluation process carried out by Capes in the 2017-2020 four-year period.
With regard to methodological aspects, it is characterized as a case study, of a
qualitative nature. Data analysis will be built according to Bardin content analysis
(2011). The results showed that the professional master's degree in Education
resonated the terms innovation and professionalization as well as created a new
paradigm in Brazilian graduate studies. The monitoring and monitoring policies
adopted by pppg/ufsm help minimize the difficulty to achieve good indicators/goals
proposed by CAPES as a parameter for its evaluation system.The
institutionalization and management of the program and the knowledge of the
process by the Manager were relevant to achieve better results, as well as the
research pointed out that the evaluation policy expressed by Capes interferes in
the development of management activities and the program as a whole and
indicates the need for adequacy of indicators for the professional modality. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Mestrado profissional | por |
dc.subject | Postgraduate in Education | eng |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Professional master's degree | eng |
dc.title | Política de avaliação da Capes e a gestão de um programa de pós-graduação profissional da UFSM | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação é decorrente de estudos e pesquisas desenvolvidos na Linha de
Pesquisa – LP2, relacionada às Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas
e suas Interfaces, do Curso de Mestrado em Educação, do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Articula-se aos
estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão
Educacional – Gestar/CNPq/UFSM, tendo em vista a seguinte problemática: quais
contribuições e implicações da política de avaliação da Capes para a qualificação da
gestão de um Programa de Pós-graduação Profissional? Com vistas a atender a
problemática de pesquisa, delineou-se como objetivo geral “compreender as
contribuições e implicações da política de avaliação da Capes para a qualificação da
gestão de um Programa de Pós-graduação Profissional”. Por objetivos específicos: (i)
contextualizar o panorama geral da pós-graduação no Brasil, caracterizando o sistema
de avaliação realizado pela Capes, em especial, no que se refere aos Programas
profissionais na área da Educação; (ii)analisar os principais indicadores e dados
produzidos pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional (PPPG), do Centro de Educação da UFSM, no processo de avaliação da
quadrienal 2017-2020; (iii) reconhecer na percepção da Coordenação do
PPPG/UFSM quais as influências e implicações do processo avaliativo realizado pela
Capes na quadrienal 2017-2020. Com relação aos aspectos metodológicos,
caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. A análise de dados
foi construída de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados
mostraram que o mestrado profissional em Educação não só ressignificou os termos
inovação e profissionalização como também criou um novo paradigma na pósgraduação brasileira. As políticas de acompanhamento e monitoramento adotadas
pelo PPPG/UFSM auxiliam a minimizar a dificuldade para alcançar bons
indicadores/metas propostos pela CAPES, como parâmetros para sua sistemática de
avaliação. Mostraram-se relevantes a institucionalização e a gestão do programa e o
conhecimento do processo pela Gestora para o alcance de melhores resultados, bem
como a pesquisa apontou que a política de avaliação expressa pela Capes interfere
no desenvolvimento das atividades de gestão e do programa como um todo e indica
a necessidade de adequação dos indicadores para a modalidade profissional. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1554366181630485 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Righes, Antônio Carlos Minussi | |
dc.contributor.referee1 | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.contributor.referee2 | Trevisan, Mônica de Souza | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7178723653944048 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |