Contribuições do modelo de excelência em gestão (MEG) para laboratórios de instituições de ensino superior (IES) e a sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025
Abstract
Na busca por mais qualidade no âmbito do ensino para assim se ter mais investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja um balanceamento entre a melhoria de resultados financeiros e a melhor qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e a relação entre a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que é implantada pelo laboratório em estudo, e o próprio MEG. Assim, foi realizado uma entrevista com os membros do laboratório e realizado a avaliação do laboratório por meio do MEG. Foi possível constatar ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva no MEG.