Implementação do tema saúde da mulher para estudantes de nível médio baseada em literatura médico-científica
View/ Open
Date
2022-11-08Primeiro membro da banca
Vieira, Marcelo Pustilnik de Almeida
Segundo membro da banca
Soares, Félix Alexandre Antunes
Terceiro membro da banca
Virtuoso, Janeisa Franck
Quarto membro da banca
Frigo, Letícia Fernandez
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta
marcado por transformações físicas e psicossociais, bem como por conflitos relacionados às
incertezas e inseguranças. E nesse sentido a escola tem papel fundamental em desenvolver
ações educativas capazes de abranger este turbilhão de sensações e transformações. Para
isso, é necessária a abordagem de conteúdos, de maneira teórico-prática, que permitam ao
aluno identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados, refletir sobre situações,
descobrir e desenvolver soluções comprometidas com a promoção e a proteção da saúde
pessoal e coletiva, e, principalmente, aplicar os conhecimentos adquiridos. Objetivo:
Delinear um roteiro de conteúdos pertinentes ao tema Saúde da Mulher, baseados em
literatura médico-científica, que deveriam ser inseridos no ensino de ciências no Ensino
Médio. Metodologia: Os conteúdos pertinentes a saúde da mulher foram organizados em
pilares temáticos: P1. anatomia do sistema reprodutor feminino; P2. histologia do sistema
reprodutor feminino; P3. fisiologia do sistema reprodutor feminino; P4. patologias uterinas,
tubárias, ovarianas e de mama; P5. planejamento familiar e métodos contraceptivos; P6.
infecções sexualmente transmissíveis; P7. gestação; P8. trabalho de parto e parto; P9.
Puerpério e P10. puericultura. O desenvolvimento dos subtemas ocorreram pautados no uso
de metodologias ativas, específicas segundo a necessidade de cada tema, no contraturno
das aulas, para um grupo de trinta meninas adolescentes. Foi aplicado um pré-teste (PréT)
com onze perguntas abertas no primeiro encontro e um pós-teste (PósT) com sessenta
perguntas fechadas no último encontro, para avaliar o conhecimento sobre saúde da mulher
prévio e posterior a intervenção, respectivamente. Assim como, solicitado que construíssem
um portfólio ao longo dos encontros. Utilizou-se análise de conteúdo para os dados
qualitativos (portfólio); e análise descritiva para os dados quantitativos. Resultados: O pósteste revelou melhor desempenho nos pilares planejamento familiar, puericultura e métodos
contraceptivos; e pior no pilar fisiologia do aparelho reprodutor feminino. Observou-se
grande satisfação das adolescentes em conhecer melhor o próprio corpo, em compreender
as modificações fisiológicas de cada período (ciclo menstrual, gestação, puerpério, entre
outros), em conhecer e saber diferenciar os diferentes métodos contraceptivos e adotar
medidas de autocuidado e respeito a si e ao próximo, segundo as seguintes categorias de
análise: Aproximação universidade e escola; Metodologias diferenciadas e material de
apoio; Relação dos conteúdos com o cotidiano e Autoconhecimento. Conclusões:
Observou-se ser importante inserir conteúdos de saúde da mulher, baseados em literatura
médico-científica, na grade curricular do ensino médio como forma de promover saúde no
ambiente escolar, prevenir futuros danos (a saúde de uma forma geral; IST; gestação não
planejada; consequente evasão escolar, dentre outros) oriundos de atitudes incorretas por
falta de informação e/ou diálogo com professores, familiares ou profissionais da saúde sobre
os temas referentes a saúde da mulher. Sendo assim a inserção desses conteúdos poderá
promover hábitos de vida saudáveis, incluindo saúde reprodutiva, higiene, alimentação,
autoconhecimento e autocuidado.
The following license files are associated with this item: