Filosofia da educação a partir do diálogo entre analíticos e continentais
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Data
2004-02-27Primeiro membro da banca
Jantsch, Ari Paulo
Segundo membro da banca
Rossato, Noeli Dutra
Metadata
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O presente trabalho procede a um estudo hermenêutico de diferentes tendências da
Filosofia Contemporânea, mais especificamente das discussões entre a Filosofia Analítica e
a Filosofia Continental, desenvolvendo manifestações quanto às possibilidades de
estabelecer um novo sentido para as disciplinas de Filosofia da Educação e Filosofia da
Educação Brasileira, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFSM. O trabalho
trata de problematizar os programas das disciplinas do currículo a partir de um diálogo
crítico com algumas das propostas teóricas e metodológicas mais adiantadas do campo
filosófico contemporâneo. A partir da análise das controvérsias entre Jürgen Habermas e
Richard Rorty, discute-se a possibilidade das propostas comunicativas, pragmáticas e
hermenêuticas contribuírem para a ressignificação do estudo filosófico na educação,
sublinhando a necessidade de atualizar as linguagens utilizadas no âmbito da docência, de
acordo com o desenvolvimento das novas formas de pensar a educação, numa época
marcada pela transição do paradigma da consciência para o âmbito lingüístico. A análise
intenta viabilizar a criação de novos horizontes para reinterpretar as racionalidades
geralmente tomadas como idéias-força pelo campo educacional.
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