dc.creator | Viero, Catia Piccolo | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T19:26:36Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T19:26:36Z | |
dc.date.issued | 2004-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27145 | |
dc.description.abstract | The following dissertation procedes a hermeneutic inquiry concerning the different
trends of Contemporary Philosophy, specifying the debates between Analytic and
Continental Philosophy. It manifests itself about the possibilities of setting a new meaning
for subject-matters such as Philosophy of Education and Philosophy of Brazilian Education
belonging to the undergraduate course of teaching kept by the School of Education at the
Federal University of Santa Maria. Here it is intended to question the content of the above
mentioned curriculum subjects departing from a criticizing dialogue with some of the most
advanced theoretical and methodological propositions present at the contemporary
philosophic sphere. Having the starting point at the controversy between Jürgen Habermas
and Richard Rorty, here is argued the possibility of communicative, pragmatic and
hermeneutic proposit ions contribute to add a new meaning to philosophic studies in
education, underlining the need of updating the languages employed by teaching activity, in
accordance with the development of new ways to think education during an age marked
by the transition from the conscience to the linguistic paradigm. The analysis tries to make
feasible the upbringing of new horizons to the reinterpretation of rationalities generally
taken as core ideas by educational circles. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia da educação | por |
dc.subject | Filosofia contemporânea | por |
dc.title | Filosofia da educação a partir do diálogo entre analíticos e continentais | por |
dc.title.alternative | Philosophy of education out of the dialogue of analytics and continentals | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho procede a um estudo hermenêutico de diferentes tendências da
Filosofia Contemporânea, mais especificamente das discussões entre a Filosofia Analítica e
a Filosofia Continental, desenvolvendo manifestações quanto às possibilidades de
estabelecer um novo sentido para as disciplinas de Filosofia da Educação e Filosofia da
Educação Brasileira, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFSM. O trabalho
trata de problematizar os programas das disciplinas do currículo a partir de um diálogo
crítico com algumas das propostas teóricas e metodológicas mais adiantadas do campo
filosófico contemporâneo. A partir da análise das controvérsias entre Jürgen Habermas e
Richard Rorty, discute-se a possibilidade das propostas comunicativas, pragmáticas e
hermenêuticas contribuírem para a ressignificação do estudo filosófico na educação,
sublinhando a necessidade de atualizar as linguagens utilizadas no âmbito da docência, de
acordo com o desenvolvimento das novas formas de pensar a educação, numa época
marcada pela transição do paradigma da consciência para o âmbito lingüístico. A análise
intenta viabilizar a criação de novos horizontes para reinterpretar as racionalidades
geralmente tomadas como idéias-força pelo campo educacional. | por |
dc.contributor.advisor1 | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2534601801498544 | por |
dc.contributor.referee1 | Jantsch, Ari Paulo | |
dc.contributor.referee2 | Rossato, Noeli Dutra | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6590940954598232 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |