Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
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Data
2002-10-22Primeiro membro da banca
Jesus, Saul Neves de
Segundo membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Metadata
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Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no
núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno
atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge os trabalhadores de diversos
segmentos sociais, em especial os profissionais da Educação. O espaço escolar nos
mostra todos os conflitos da sociedade atual e que, em algumas sociedades anteriores,
não existiam. Os conflitos mais pontuais são: a inversão dos valores, as trocas dos
papéis masculino e feminino na família, o ritmo acelerado do mundo – como gerador de
idéias e conceitos – e a crise de autoridade. Este estudo tem como objetivo a detecção
de possíveis situações de Mal-estar Docente no Ensino das Artes Plásticas nas Séries
Iniciais. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida numa abordagem quanti-qualitativa em
uma escola de educação básica de Ibirubá – RS. O presente estudo é realizado com
quatro professoras do Ensino Fundamental Séries Iniciais, envolvendo a pesquisadora, a
direção da escola e a coordenação pedagógica. Constata-se, com base nos dados
obtidos, a forte tendência do grupo ao mal-estar resultante do aumento das
responsabilidades e exigências sobre a ação docente em arte, aliada às rápidas mudanças
sociais, culturais e tecnológicas, bem como a falta de suporte social e afetivo. Essa
situação vai refletir-se na auto-imagem do profissional, forçando-o a uma mudança. Os
docentes que não conseguem se arriscar por caminhos diferentes, se encontram
petrificados pelo medo de se arriscarem, de tomarem decisões e de viverem novas
experiências, e somente o farão se auxiliados pelos laços afetivos de seu grupo
profissional. Supõe-se, assim, que uma maneira para diminuir e/ou reverter o Mal-estar
Docente em Bem-estar Docente seja um trabalho efetivo de formação continuada que,
fortalecendo os laços afetivos, pessoais e profissionais, capacite essas professoras por
meio de teoria e prática, fundamento na apropriação da linguagem e das práticas
artísticas e pedagógicas, bem como da necessidade de compreender os saberes da
docência e de sua profissionalização.
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