dc.creator | Zampieri, Fabiana Lopes | |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T20:09:59Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T20:09:59Z | |
dc.date.issued | 2002-10-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27200 | |
dc.description.abstract | This study is inserted in the research line Teacher’s Graduation and is integrated
in the thematic nucleus Education and Art. It is a consideration about a present
occurrence in many countries, the Teaching Staff Indisposition, that reaches workers of
sundry social segments and specially the education’s ones. The school ambit shows us
all the contemporaneous social conflicts, that in some anterior societies, didn’t exist.
The most evident conflicts are: the values inversion, the exchance between male and
female roles in family, the accelerated rhythm of the world – as an ideas and concepts
generator – and the authority crisis. The aim of this study is the detection of possible
situations of Teaching Staff Indisposition in the Plastic Art Teaching in Elementary
School, this research is being developed in a quantitative and qualitative approach in an
Elementary School of Ibirubá – RS. The study is made with four teachers involving the
researcher, the school management and the pedagogic coordination. It is verified, based
on the obtained data, the strong inclination of the group to the staff indisposition
resulted from the responsibilities and exigencies over the teaching action in art, linked
to the fast social, cultural and technological changes, as well as the social and affective
lack. That situation will reflect on the auto-image of the professional, forcing him on a
changing. The docents that can’t risk themselves by different ways, find themselves
petrified by the fear of risking, taking decisions and living new experiences, and will
only do it if supported by the affective ties of his professional group. So, it is supposed
that one way to reduce and/or convert the Teaching Staff Indisposition to a Teaching
Well-being is an effective work of continued formation that, strenghthening the
affective, personal and professional ties, capacitates these teachers through theory and
practice, basis in the appropriation of language and pedagogic and artistic practices, as
well as of the need in comprehend the knowledge of teaching and its
professionalization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de artes plásticas | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Mal-estar docente | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.title | Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Teaching staff indispostion in plastic art from 1st to 4 th grades in elementary schoo | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no
núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno
atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge os trabalhadores de diversos
segmentos sociais, em especial os profissionais da Educação. O espaço escolar nos
mostra todos os conflitos da sociedade atual e que, em algumas sociedades anteriores,
não existiam. Os conflitos mais pontuais são: a inversão dos valores, as trocas dos
papéis masculino e feminino na família, o ritmo acelerado do mundo – como gerador de
idéias e conceitos – e a crise de autoridade. Este estudo tem como objetivo a detecção
de possíveis situações de Mal-estar Docente no Ensino das Artes Plásticas nas Séries
Iniciais. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida numa abordagem quanti-qualitativa em
uma escola de educação básica de Ibirubá – RS. O presente estudo é realizado com
quatro professoras do Ensino Fundamental Séries Iniciais, envolvendo a pesquisadora, a
direção da escola e a coordenação pedagógica. Constata-se, com base nos dados
obtidos, a forte tendência do grupo ao mal-estar resultante do aumento das
responsabilidades e exigências sobre a ação docente em arte, aliada às rápidas mudanças
sociais, culturais e tecnológicas, bem como a falta de suporte social e afetivo. Essa
situação vai refletir-se na auto-imagem do profissional, forçando-o a uma mudança. Os
docentes que não conseguem se arriscar por caminhos diferentes, se encontram
petrificados pelo medo de se arriscarem, de tomarem decisões e de viverem novas
experiências, e somente o farão se auxiliados pelos laços afetivos de seu grupo
profissional. Supõe-se, assim, que uma maneira para diminuir e/ou reverter o Mal-estar
Docente em Bem-estar Docente seja um trabalho efetivo de formação continuada que,
fortalecendo os laços afetivos, pessoais e profissionais, capacite essas professoras por
meio de teoria e prática, fundamento na apropriação da linguagem e das práticas
artísticas e pedagógicas, bem como da necessidade de compreender os saberes da
docência e de sua profissionalização. | por |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Ana Luiza Ruschel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2446074749753703 | por |
dc.contributor.referee1 | Jesus, Saul Neves de | |
dc.contributor.referee2 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0886266911337686 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |