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dc.creatorZampieri, Fabiana Lopes
dc.date.accessioned2022-12-01T20:09:59Z
dc.date.available2022-12-01T20:09:59Z
dc.date.issued2002-10-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27200
dc.description.abstractThis study is inserted in the research line Teacher’s Graduation and is integrated in the thematic nucleus Education and Art. It is a consideration about a present occurrence in many countries, the Teaching Staff Indisposition, that reaches workers of sundry social segments and specially the education’s ones. The school ambit shows us all the contemporaneous social conflicts, that in some anterior societies, didn’t exist. The most evident conflicts are: the values inversion, the exchance between male and female roles in family, the accelerated rhythm of the world – as an ideas and concepts generator – and the authority crisis. The aim of this study is the detection of possible situations of Teaching Staff Indisposition in the Plastic Art Teaching in Elementary School, this research is being developed in a quantitative and qualitative approach in an Elementary School of Ibirubá – RS. The study is made with four teachers involving the researcher, the school management and the pedagogic coordination. It is verified, based on the obtained data, the strong inclination of the group to the staff indisposition resulted from the responsibilities and exigencies over the teaching action in art, linked to the fast social, cultural and technological changes, as well as the social and affective lack. That situation will reflect on the auto-image of the professional, forcing him on a changing. The docents that can’t risk themselves by different ways, find themselves petrified by the fear of risking, taking decisions and living new experiences, and will only do it if supported by the affective ties of his professional group. So, it is supposed that one way to reduce and/or convert the Teaching Staff Indisposition to a Teaching Well-being is an effective work of continued formation that, strenghthening the affective, personal and professional ties, capacitates these teachers through theory and practice, basis in the appropriation of language and pedagogic and artistic practices, as well as of the need in comprehend the knowledge of teaching and its professionalization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de artes plásticaspor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMal-estar docentepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleMal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTeaching staff indispostion in plastic art from 1st to 4 th grades in elementary schooeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge os trabalhadores de diversos segmentos sociais, em especial os profissionais da Educação. O espaço escolar nos mostra todos os conflitos da sociedade atual e que, em algumas sociedades anteriores, não existiam. Os conflitos mais pontuais são: a inversão dos valores, as trocas dos papéis masculino e feminino na família, o ritmo acelerado do mundo – como gerador de idéias e conceitos – e a crise de autoridade. Este estudo tem como objetivo a detecção de possíveis situações de Mal-estar Docente no Ensino das Artes Plásticas nas Séries Iniciais. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida numa abordagem quanti-qualitativa em uma escola de educação básica de Ibirubá – RS. O presente estudo é realizado com quatro professoras do Ensino Fundamental Séries Iniciais, envolvendo a pesquisadora, a direção da escola e a coordenação pedagógica. Constata-se, com base nos dados obtidos, a forte tendência do grupo ao mal-estar resultante do aumento das responsabilidades e exigências sobre a ação docente em arte, aliada às rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, bem como a falta de suporte social e afetivo. Essa situação vai refletir-se na auto-imagem do profissional, forçando-o a uma mudança. Os docentes que não conseguem se arriscar por caminhos diferentes, se encontram petrificados pelo medo de se arriscarem, de tomarem decisões e de viverem novas experiências, e somente o farão se auxiliados pelos laços afetivos de seu grupo profissional. Supõe-se, assim, que uma maneira para diminuir e/ou reverter o Mal-estar Docente em Bem-estar Docente seja um trabalho efetivo de formação continuada que, fortalecendo os laços afetivos, pessoais e profissionais, capacite essas professoras por meio de teoria e prática, fundamento na apropriação da linguagem e das práticas artísticas e pedagógicas, bem como da necessidade de compreender os saberes da docência e de sua profissionalização.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703por
dc.contributor.referee1Jesus, Saul Neves de
dc.contributor.referee2Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0886266911337686por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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