dc.creator | Dutra, Marília Henn | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T12:01:26Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T12:01:26Z | |
dc.date.issued | 2022-10-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27226 | |
dc.description.abstract | This research constitutes the final level of the Master degree in Education, in the
research field “Scholar practices and public policies” of the Postgraduate Program in
Education of Federal University of Santa Maria. The study aimed to comprehend how
the quality indices emerging on the System of Basic Education Assessment of the
elementary school repercutes on the Municipal Secretary of Education’s (SMED)
action planning and on scholar management. The specific objectives has been to
comprehend the actions from SMED and assessment system on the work of
Elementary school teachers; to identify SMED’s planning actions from the assessment
indices; and to analyze the indices’ repercussions on the management actions of
municipal schools. As theoretical support has been used authors such as Willmott
(1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), among
others. The research was realized in public schools from Santa Maria, which had
participated and had shown its results related to elementary school on the last five
editions of SAEB. It was characterized as a qualitative research and the method for
production data was semi-structured interviews with a teacher and a manager of each
school, and also a manager from SMED. The state of knowledge also helped thematic
understanding and deepening. This way, it has been possible to comprehend that
control and performativity technologies as part of reality lived by teachers and
managers, as well run through pedagogical practices, which are changed and
influenced to reach assessment indices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | SAEB | por |
dc.subject | Gestão educacional e escolar | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.title | O sistema de avaliação da educação básica dos anos iniciais do ensino fundamental e indicadores de qualidade na gestão educacional/escolar em escolas municipais de Santa Maria – RS | por |
dc.title.alternative | System of basic education assessment of the elementary school and the quality indices on school management in municipal schools from Santa Maria - RS. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se constitui como etapa de conclusão do curso de Mestrado em
Educação, inserindo-se na linha de pesquisa Praticas Escolares e Políticas públicas,
do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. Este estudo tem o objetivo compreender as repercussões dos indicadores
de qualidade que emergem do Sistema de Avaliação da Educação Básica dos anos
iniciais do Ensino Fundamental no plano de ações da SMED e das gestões escolares.
De maneira mais específica, buscou-se compreender as repercussões das ações da
SMED e dos sistemas de avaliação em larga escala no trabalho de professoras dos
anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as ações de planejamento de
objetivos e metas da SMED a partir dos índices de avaliação de larga escala e analisar
as repercussões dos indicadores no plano de ações das gestões escolares da Rede
Municipal de Ensino de Santa Maria. Como aporte teórico foram utilizados autores
como Willmott (1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), Libâneo; Oliveira; Toschi
(2012), entre outros. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do município de
Santa Maria – RS, que participaram e tiveram seus resultados divulgados, nas últimas
cinco edições nas avaliações do SAEB relacionadas aos anos iniciais do ensino
fundamental. Se caracteriza como qualitativa e como técnica de construção de dados
foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com uma professora e uma gestora de
cada escola selecionada para este estudo e uma gestora da SMED. O estado do
conhecimento também auxiliou para a compreensão e aprofundamento da temática.
Desta forma, pode-se compreender que as tecnologias de controle e performáticas
fazem parte da realidade vivenciada por gestores e docentes e perpassam as práticas
pedagógicas, que são modificadas e influenciadas para alcançar índices de
avaliações externas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ivo, Andressa Aita | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5435147861393098 | por |
dc.contributor.referee1 | Amestoy, Micheli Bordoli | |
dc.contributor.referee2 | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648485827429064 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |