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dc.creatorDutra, Marília Henn
dc.date.accessioned2022-12-05T12:01:26Z
dc.date.available2022-12-05T12:01:26Z
dc.date.issued2022-10-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27226
dc.description.abstractThis research constitutes the final level of the Master degree in Education, in the research field “Scholar practices and public policies” of the Postgraduate Program in Education of Federal University of Santa Maria. The study aimed to comprehend how the quality indices emerging on the System of Basic Education Assessment of the elementary school repercutes on the Municipal Secretary of Education’s (SMED) action planning and on scholar management. The specific objectives has been to comprehend the actions from SMED and assessment system on the work of Elementary school teachers; to identify SMED’s planning actions from the assessment indices; and to analyze the indices’ repercussions on the management actions of municipal schools. As theoretical support has been used authors such as Willmott (1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), among others. The research was realized in public schools from Santa Maria, which had participated and had shown its results related to elementary school on the last five editions of SAEB. It was characterized as a qualitative research and the method for production data was semi-structured interviews with a teacher and a manager of each school, and also a manager from SMED. The state of knowledge also helped thematic understanding and deepening. This way, it has been possible to comprehend that control and performativity technologies as part of reality lived by teachers and managers, as well run through pedagogical practices, which are changed and influenced to reach assessment indices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSAEBpor
dc.subjectGestão educacional e escolarpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectQualityeng
dc.titleO sistema de avaliação da educação básica dos anos iniciais do ensino fundamental e indicadores de qualidade na gestão educacional/escolar em escolas municipais de Santa Maria – RSpor
dc.title.alternativeSystem of basic education assessment of the elementary school and the quality indices on school management in municipal schools from Santa Maria - RS.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se constitui como etapa de conclusão do curso de Mestrado em Educação, inserindo-se na linha de pesquisa Praticas Escolares e Políticas públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Este estudo tem o objetivo compreender as repercussões dos indicadores de qualidade que emergem do Sistema de Avaliação da Educação Básica dos anos iniciais do Ensino Fundamental no plano de ações da SMED e das gestões escolares. De maneira mais específica, buscou-se compreender as repercussões das ações da SMED e dos sistemas de avaliação em larga escala no trabalho de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as ações de planejamento de objetivos e metas da SMED a partir dos índices de avaliação de larga escala e analisar as repercussões dos indicadores no plano de ações das gestões escolares da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Como aporte teórico foram utilizados autores como Willmott (1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), entre outros. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do município de Santa Maria – RS, que participaram e tiveram seus resultados divulgados, nas últimas cinco edições nas avaliações do SAEB relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Se caracteriza como qualitativa e como técnica de construção de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com uma professora e uma gestora de cada escola selecionada para este estudo e uma gestora da SMED. O estado do conhecimento também auxiliou para a compreensão e aprofundamento da temática. Desta forma, pode-se compreender que as tecnologias de controle e performáticas fazem parte da realidade vivenciada por gestores e docentes e perpassam as práticas pedagógicas, que são modificadas e influenciadas para alcançar índices de avaliações externas.por
dc.contributor.advisor1Ivo, Andressa Aita
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5435147861393098por
dc.contributor.referee1Amestoy, Micheli Bordoli
dc.contributor.referee2Lunardi, Elisiane Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648485827429064por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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