dc.creator | Walber, Márcio | |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T12:54:05Z | |
dc.date.available | 2022-12-15T12:54:05Z | |
dc.date.issued | 2003-10-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27354 | |
dc.description.abstract | This work has its basis on the “act of designing”, one of the most important tasks
of Engineering, that has a vital attribution in our society, considered nowadays so
modern and advanced, applying solutions to attend the human necessities, mainly
the ones that can be satisfied by technological factors of our culture. The topic of
this work is the systematization of a method to redesign the highway buses
intercities, specifically the ones that take short and not so long trips, with the goal
to keep the passenger comfortable, once to spend a long time sitting in a not
ergonomic position can cause health problems like lumbar pains and spine
degeneration. Many factors have been attributed to these risks, from the formal
conception of the seats out of ergonomic standard until the kinds of materials
applied over their structures. The main goal of this work is to present the use of a
method to redesign the highway buses seats, mainly the ones that are used to
intercities trips. The secondary goals are: a) to became people involved in product
project aware about the importance of project drawing; b) to show some solutions
of comfort and new technologies, seeking after the product improvement; c) to
recompose the history from the arising of this mean of transportation until its
evolution; d) to identify formal and functional problems, indicating improvements
to the product in these aspects; e) to propose support to redesign new seats. The
methodology used to redesign this product follows the traditional basis of
industrial draw, one of the most important contribution of this work is to register
this method to help people who want to apply it in seats projects or similar
products. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenho industrial | por |
dc.subject | Engenharia de produção | por |
dc.subject | Projeto de produtos | por |
dc.subject | Desenho | por |
dc.subject | Poltrona | por |
dc.subject | Transporte | por |
dc.subject | Ônibus | por |
dc.subject | Product design | eng |
dc.subject | Design industrial | eng |
dc.subject | Buses seats | eng |
dc.title | Sistematização do processo de redesenho de poltronas para ônibus intermunicipais | por |
dc.title.alternative | Systematization of the process to redesign the highway buses intercities trips | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como fundamento o “ato de projetar”, uma das tarefas mais
importantes incumbidas à Engenharia, que tem papel vital na sociedade atual,
considerada moderna e avançada, aplicando soluções que procurem atender as
necessidades humanas, principalmente aquelas que podem ser satisfeitas por
fatores tecnológicos de nossa cultura. O tema do trabalho é a sistematização de
um método de redesenho para poltronas de ônibus intermunicipais,
especificamente para os ônibus que realizam viagens de curta e média distância,
buscando conforto para o passageiro, já que passar muito tempo sentado em uma
posição não ergonômica pode acarretar problemas de saúde aos usuários, tais
como dores lombares e degeneração da coluna vertebral. Atribui-se a esses riscos
vários fatores, que vão desde a concepção formal da poltrona, fora de padrões
ergonômicos, até materiais aplicados sobre a estrutura da mesma. O objetivo
principal desse estudo é apresentar o uso de um método para o redesenho da
poltrona de ônibus utilizado em viagens intermunicipais. Os objetivos secundários
são: a) conscientizar as pessoas envolvidas com projeto de produto sobre a
importância do desenho projetual; b) apontar soluções de conforto e novas
tecnologias, visando a melhoria do produto; c) resgatar a história da evolução
desde o surgimento deste tipo de transporte; d) identificar problemas formais e
funcionais, indicando melhorias nesse aspecto para o produto; e) propor bases
projetuais para o desenho de novas poltronas. A metodologia aplicada para o
redesenho deste produto segue fundamentos tradicionais do Desenho Industrial.
Uma das principais contribuições desse estudo, é deixar registrado um método
projetual, para que outras pessoas tenham como base para aplicar em projeto de
poltronas ou em produtos similares. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8337493682978892 | por |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Ligia Maria Sampaio de | |
dc.contributor.referee2 | Romano, Leonardo Nabaes | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8753406231750430 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |