Comportamentos de cidadania organizacional: os efeitos da inteligência emocional e da satisfação no trabalho em organizações públicas
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Fecha
2022-12-07Primeiro coorientador
Estivalete, Vania de Fátima Barros
Primeiro membro da banca
Moscon, Daniela Campos Bahia
Segundo membro da banca
Faller, Lisiane Pellini
Terceiro membro da banca
Oliveira, Jefferson Menezes de
Quarto membro da banca
Campos, Simone Alves Pacheco de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As ações e os gestos discricionários praticados pelos funcionários nas organizações, que vão além das tarefas ou atribuições determinadas formalmente pelo cargo e função da organização, são considerados o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO). Diversos estudos nacionais e internacionais consideram o CCO como uma ferramenta de vantagem competitiva para as organizações, pois, a partir dele, é possível realizar uma gestão estratégica de pessoas. O intuito foi investigar os efeitos dos antecedentes de Inteligência Emocional e Satisfação no Trabalho em relação aos Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO), sob a perspectiva dos servidores públicos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) ativos das instituições federais de ensino superior (IFES). Em relação ao método, foi uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória conduzida por meio de uma survey. Utilizou-se a Escala de Comportamento de Cidadania Organizacional para Trabalhadores do Conhecimento (ECCO-TC), a Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS-P) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Os principais resultados encontrados expõem a relação de influência dos antecedentes Inteligência Emocional e Satisfação no Trabalho sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional para os servidores Técnico-Administrativos em Educação, sendo que os construtos exerceram influência positiva e significativa sobre o CCO. Entre os antecedentes o que mais exerceu impacto sobre o CCO foi a Inteligência Emocional. Das seis hipóteses definidas a partir dos argumentos teóricos apresentados três foram confirmadas e outras três confirmadas parcialmente. Assim, ao comprovar a influência dos antecedentes sobre o Comportamento de Cidadania Organizacional, este estudo possibilitou um novo olhar para o CCO, considerado um tema emergente nos estudos sobre Comportamento Organizacional. Os resultados, analisados a partir da modelagem por equações estruturais, demonstraram as interações entre os construtos antecedentes e os CCO no setor público e que podem contribuir para a área de gestão de pessoas e para futuros estudos sobre o tema.
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