O ensino da matemática através dos resíduos sólidos
Abstract
Os procedimentos mecanizados e distanciados da realidade do educando, assim como resolução de exercícios a partir de passos e regras formais, são geralmente a didática utilizada pela maioria das escolas para o Ensino da Matemática. Este trabalho objetiva a construção dos conhecimentos e informações, para que as crianças possam entender a importância do Ensino Matemático, assim como a importância da separação e coleta dos resíduos sólidos de forma integrada. Sendo as mesmas, posteriormente, capazes de reproduzir esse pensamento. O trabalho foi desenvolvido de agosto a outubro de 2013, com 25 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira, localizada no município de Lajeado/RS. Foi utilizado questionamentos, aulas expositivas, lúdicas e interativas para a aplicação e construção do conhecimento, na perspectiva de atingir mudanças de hábitos e atitudes. Os educandos responderam bem a todos os momentos do projeto, participando ativamente das atividades propostas. Essa participação ficou evidenciada nas respostas aos questionamentos. Educar matematicamente passa necessariamente por procurar encorajar atitudes de questionamento e de intervenção que os levem a adquirir confiança nas suas possibilidades, potencialidades, e auto-estima geradora de um interesse maior pelas aprendizagens.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [326]