Produção escrita de episódios no ensino fundamental por meio do ciclo de ensino e aprendizagem da pedagogia com base em gêneros de texto na LSF
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Data
2022-04-19Primeiro membro da banca
Vian Junior, Orlando
Segundo membro da banca
Schlee, Magda Bahia
Terceiro membro da banca
Motta, Vaima Regina Alves
Quarto membro da banca
Santorum, Karen Andressa Teixeira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese tem por objetivo geral analisar a utilização de recursos da língua portuguesa em textos produzidos por alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental para instanciação do gênero episódio em dinamização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012). Este tem suas bases teóricas na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLYDAY; MATTHIESSEN, 2014; 2004) e organiza-se nos conjuntos de estratégias Desconstrução de Textos Modelares do Gênero, Construção Conjunta e Construção Individual. Para geração do universo de análise, levantamos dados sobre o contexto escolar, em pesquisa exploratória, e dinamizado o CEA com alunos de uma escola participante do projeto de extensão Ateliê de Textos (FUZER, 2016). Os corpora de análise constituem-se de: 1) seis textos produzidos por dois alunos participantes, um do 7º e outro do 6º ano, antes da dinamização (produção para análise diagnóstica) e durante a dinamização (primeira e última versão da Construção Individual); 2) um texto produzido coletivamente pelos alunos participantes (primeira e última versão da Construção Conjunta); 3) 56 questões de Leitura Detalhada de episódio elaboradas pelos mediadores; 4) dados da pesquisa exploratória: questionário respondido por alunos do 6º ano, entrevista com a professora de língua portuguesa e observação das aulas de língua portuguesa do 6º ano; 5) dados da dinamização do CEA: transcrições das gravações de aulas, proposta de produção textual e bilhetes orientadores. Os procedimentos de análise foram: para os textos produzidos pelos alunos e as questões de Leitura Detalhada, realizou-se análise de funções do sistema léxico-gramatical de TRANSITIVIDADE e categorias do sistema discursivo de AVALIATIVIDADE para identificação da Estrutura Potencial de Gênero; tomamos os demais textos dos corpora como bases para explicar e interpretar os resultados dessas análises. As análises evidenciaram, nos textos dos alunos, quanto a marcas linguísticas do gênero episódio e quanto à TRANSITIVIDADE, ocorrências de tipos de orações, participantes personagens, circunstâncias de tempo, espaço e de modo; quanto à AVALIATIVIDADE, campos semânticos de atitude e de gradação; e quanto ao contexto, identificamos as etapas e fases dos gêneros episódio. Foi possível percebermos que esses recursos foram mais e melhor empregados pelos alunos, com o fim de instanciar o gênero episódio, depois de cada nova estratégia dinamizada do CEA. Assim, tiverem influência, para adequação dos textos ao gênero episódio, as estratégias Desconstrução de Textos Modelares do Gênero, com questões de Leitura Detalhada conduzidas pelos mediadores; Construção Conjunta, com proposta de produção textual, negociações orais entre mediadores e alunos e um bilhete orientador; e Construção Individual, com identificação pelos alunos de etapas, fases e recursos da língua que caracterizam e realizam o propósito do gênero, além de interações por meio de bilhetes orientadores com os mediadores. O CEA, portanto, colaborou com o ensino e com a aprendizagem de recursos linguísticos do gênero episódio no contexto dinamizado, minimizando as diferenças de aprendizagem entre os alunos.
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