Uso do computador com os alunos que frequentam a sala de recursos
View/ Open
Date
2010-12-10Author
Moraes, Rita Catarina Fialho de Cerqueira
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo enfatiza o acesso de alunos com dificuldades de aprendizagem, da Sala de Recursos,
ao Laboratório de Informática com a finalidade de utilizar o computador como recurso
metodológico para dinamizar a prática pedagógica e propiciar a aprendizagem dos mesmos. Na
construção do artigo realizou-se um estudo de caso, através da aplicação do questionário para o
professor regente da turma, com perguntas relacionadas à metodologia e aos principais
problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos. Durante o acesso dos alunos ao
Laboratório de Informática observou-se que o uso do computador, através dos sites educativos e
jogos interativos, contribuíram para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento das
habilidades de leitura e interpretação. A educação especial visa quebrar barreiras que impedem o
aluno de crescer em sua cidadania. Entretanto, é necessário aos professores estabelecer práticas
pedagógicas que valorizem a diversidade, refletindo os paradigmas pedagógicos e introduzindo
novos recursos metodológicos no seu fazer pedagógico.